Da Redação
O Indicador Faciap de Registro de Dívidas (IFRD) acumulado de julho 2015 cresceu novamente em relação a 2014, apresentado resultado de 2,4% em número de dívidas registradas em relação ao ano passado. Em junho, o indicador também apresentou variação positiva de 2,1%. O dado é divulgado pela Federação das Associações Comerciais do Estado Paraná (Faciap).
De acordo com vice-presidente da Faciap para assuntos de Bureau de Crédito, Claudenir Machado, nos últimos dois meses, o indicador apresenta uma mudança significativa no cenário. "Confirma que a inadimplência apertou mais o caixa do empresário e a alternativa é negativar o inadimplente na esperança de que ele pague”.
O IFRD indica a variação do volume de regularização de dívidas no varejo, acumulado no ano em relação ao ano anterior, com informações da maior rede de proteção ao crédito do Paraná, a Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito – BCF, conveniada ao o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil e à Serasa Experian. A BCF é formada por 251 cidades paranaense, presentes nas Associações Comerciais e Câmara de Dirigentes Lojistas.