22/08/2023



Política

Cresce manifestação popular pela redução de salários dos vereadores

* Da Redação

A cada dia está aumentando em todo o Estado do Paraná a pressão popular para que as câmaras de vereadores reduzam o valor dos salários do Legislativo.

O movimento pela redução salarial de vereadores deixou o Norte Pioneiro, onde Jacarezino e Santo Antonio da Platina deram exemplo de redução, e atingiu outras regiões do estado, além de municípios de grande porte. Londrina e Maringá, por exemplo, já possuem iniciativas nesse sentido. Em Curitiba, ocorre nesta terça feira (25) um ato popular em frente à Câmara. A petição online pela redução em 90% dos salários conta com 1,8 mil assinaturas. 

O cenário nacional de insatisfação popular com os políticos colabora para a intensificação de movimentos populares como os que cobram a redução dos salários dos vereadores pelo Paraná. Reação à percepção de que os eleitos deixaram de representar os eleitores. 

O presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), conselheiro Ivan Bonilha, chama a atenção para outra possível consequência da redução: a possibilidade de aumento de gastos em outras fontes. Nesta semana, por exemplo, o órgão notificou 45 prefeituras e Câmaras municipais do estado por uso abusivo de diárias no ano passado. “Melhor pagar um salário justo do que buscarem o dinheiro em outro lugar, a maioria difícil de fiscalizar”, diz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo