Itacir organiza o potencial turístico valorizando a vocação de Guarapuava

Os atrativos, organizados em roteiros, atraem visitantes e geram renda na cidade e Interior. "Dona Olga serviu 2 mil cafés em um ano"

Itacir organiza o potencial turístico valorizando a vocação de Guarapuava  Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Você sabe o que fazer em Guarapuava? Uma cidade rodeada de natureza exuberante, com um centro urbano que conta a história arquitetônica secular, tem muito o que oferecer.

Famosa pela hospitalidade, pela qualidade de vida que oferece a quem aqui mora, Guarapuava se abre para o mundo de forma organizada.

Itacir Vezzaro (Foto: arquivo/RSN)

De acordo com o ex-secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, há cerca de três anos e meio ele começou um trabalho de organização do potencial turístico do município. “Um dos primeiros atos quando assumi a secretaria foi organizar o setor. Guarapuava foi mapeada e descobrimos mais de 150 atrativos na cidade e nos quatro distritos”.

Conforme Itacir, organizada em roteiros e caminhos que compõem seis projetos prioritários, Guarapuava passou a fazer parte do portfólio de agências de turismo. Uma iniciativa que até então não existia.

Assim, hoje o turista pode optar por destinos gastronômicos, cervejeiro artesanal, rural, de aventura, religioso.

Itacir Vezzaro (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

“GUARAPUAVA ESTÁ PREPARADA”

Conforme Itacir, obras de infraestrutura, de sinalização, de divulgação, além da organização da comunidade foram executadas.

Assim, após essa iniciativa, surgiu o ‘Conheça Guarapuava’, projeto que informa formadores de opinião sobre tudo o que o município possui como atrativo. São passeios organizados e que têm como convidados desde o frentista, o motorista de Uber, os taxistas, professores, até empresários e entidades. “São pessoas que podem dar informações aos visitantes, divulgando pontos turísticos e os atrativos que Guarapuava possui”.

De acordo com Itacir, Guarapuava está preparada para receber o turista para quantos dias o visitante quiser. “Temos uma programação que vai despertar a vontade do turista voltar outras vezes. A nossa intenção em organizar esse potencial é criar um ciclo que dure para sempre”.

Catedral Nossa Senhora de Belém (Foto: Anderson Zacalusni)

ROTEIROS TEMÁTICOS

É claro que um roteiro em Guarapuava, pelo potencial, oferece possibilidades ímpares. Assim, o turista pode desfrutar de um roteiro temático. “Aquele que melhor combine com o perfil do viajante”.

Uma das dicas orientadas por Itacir, é o ‘Caminhando pelo Centro Histórico’ da cidade. Composto pelo Museu Municipal, Catedral Nossa Senhora de Belém, casarões centenários é um pouco da Guarapuava histórica que encontra espaço no presente.

Portal do Santuário (Foto: Divulgação)

Seguindo esse roteiro, o ‘Caminho da Fé’ leva a um circuito religioso no Centro urbano, com igrejas, santuários, mesquita, traduzem religiosidade do guarapuavano nas diferentes manifestações de fé.

Temos mais de 100 templos e o único santuário do mundo dedicado à Divina e Trina Ternura.

Conforme Itacir, outro lugar que está pela redondeza e que é merecedor de um circuito especial é o ‘Caminho de São Francisco da Esperança’, no distrito de Guairacá.

Queda de água tem 196 metros e é a maior do Sul do Brasil (Foto: Arquivo/RSN)

Nesse circuito é possível conhecer sete igrejas católicas ao longo do percurso de 45 kms entre a cidade e a sede do distrito. Conforme Itacir, pequenas propriedades rurais foram organizadas e oferecem refeições com produtos coloniais. São mais de 50 tanques de peixe às margens da rodovia e 14 propriedades que aderiram ao projeto, todas organizadas em associações.  “Para se ter uma ideia, Dona Olga, que é uma das produtoras do local, serviu mais de dois mil cafés em um ano”.

(Foto: Reprodução/Facebook)

QUE TAL UMA CERVEJA BEM GELADA?

De acordo com Itacir, outra dica é curtir os atrativos do ‘Caminho do Malte’, um roteiro gastronômico e de cervejas.

Esta rota mostra toda a cadeia produtiva da cerveja, especialmente as artesanais. Guarapuava é a cidade que mais produz cevada cervejeira no Brasil e tem a 2ª maior maltaria do mundo, no distrito de Entre Rios.

Além dos 120 tipos diferentes de cervejas artesanais, o turista terá oportunidade  de conhecer na época de inverno e primavera, as lavouras de cevada, trigo e centeio, que são cereais malteáveis que podem ser  transformados em malte.

“São organizados passeios temáticos sobre a cerveja, concursos de cervejas artesanais, venda de souvenirs e festivais gastronômicos de pratos típicos regionais e cervejas que se harmonizam. O projeto inclui também a criação da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Guarapuava, a Artecerva”.

CULTURA SUÁBIA

Um dos grupos folclóricos de Entre Rios (Foto: Reprodução/Youtube)

Os caminhos também levam ao distrito de Entre Rios, composto por quatro colônias suábias. Lá você também vai encontrar além da arquitetura bucólica e romântica, uma história exuberante imortalizada em museu, Fundação cultural, preservação dos usos e costumes suábios.

Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Além de tudo isso, depois de um bom descanso em pousadas ou na rede hoteleira, ainda sobra energia para o turismo de aventura. São cânions, voo livre, paratrike, paramotor, cavernas, cicloturismo. Nessa vertente já surgiram empresas legalizadas.

Assim como em todos os setores que organizamos as pessoas estão tendo renda e agregando valor aos seus produtos.

OUTROS PROJETOS

Entretanto, diz Itacir, ainda há projetos que estão em fase de conclusão. Surgem então a Via Sacra pela Avenida Serafim Ribas, com as 14 estações em escultura; o ‘Brincando com o Santo’, uma customização de São Francisco com ícones guarapuavanos, entre outros. “Temos muitas coisas que ainda serão feitas”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MAIS CONFIRMAÇÕES

Saúde confirma seis novos casos de covid-19 em Guarapuava

COVID-19

Guarapuava tem agora o menor coeficiente de mortalidade do país

ELEIÇÕES 2020

Celso Goes e Burko ainda não registraram candidaturas no TRE

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com