A Lua estará pertinho de Júpiter e de Saturno no fim de semana

Qualquer pessoa que estiver no Brasil, poderá observar esse belo fenômeno, sem precisar usar equipamento especial

A Lua estará pertinho de Júpiter e de Saturno no fim de semana (Foto: Reprodução/Pixabay)

*Reportagem com vídeo

O último fim de semana de agosto de 2020 será com predomínio de ar seco e pouca nebulosidade sobre o Brasil. Conforme o Climatempo, que tal aproveitar a secura do ar, o céu com poucas nuvens que predomina sobre o Brasil para ver Saturno e Júpiter pertinho da Lua?

É fácil de ver a olho nu e a observação destes planetas será possível mesmo em locais com poluição luminosa. É o que ocorre com muita luz artificial próxima, como nas cidades grandes. Mas se tiver um binóculo para observação astronômica, será melhor ainda.

LUA PRÓXIMA DE JÚPITER E SATURNO

No anoitecer de 28 e 29 de agosto, o céu do Brasil terá um espetáculo astronômico. A Lua estará próxima dos planetas Júpiter e Saturno. Assim, de acordo com o professor Marcos Calil, qualquer pessoa que estiver no Brasil, poderá observar esse belo fenômeno.

Além disso, a contemplação da aproximação da Lua com os planetas Júpiter e Saturno não requer nenhum equipamento óptico. Conforme Calil, basta olhar para cima e pronto, já que este evento astronômico é fácil de ser observado.

Na noite dessa sexta foi Júpiter. Mas na noite deste sábado (29), o ponto brilhante que estará próximo da Lua será o planeta Saturno. Em ambas as noites, assim como todo o mês de setembro, os dois planetas poderão ser contemplados a olho nu, mesmo nas cidades que possuem um alto índice de poluição luminosa.

(Imagem: Reprodução/Climatempo)

QUE HORAS E PARA ONDE OLHAR?

Conforme o professor Calil, neste sábado, assim que o sol se pôr, o observador deverá procurar o horizonte leste. Sendo assim, é interessante acompanhar o pôr do sol – que ocorre no horizonte oeste – e virar 180 graus. Ou seja: virar para o horizonte leste.

Cerca de 20 minutos após o sol se por, para qualquer Região do Brasil, já será possível observar a olho nu dois pontos acima da linha do horizonte leste. Esses dois pontos são os planetas Júpiter e Saturno.

Para a noite dessa sexta (28), a Lua ficou próxima de Júpiter. Porém, nesta noite de 29 de agosto, será a vez de Saturno estar próximo da Lua. No vídeo abaixo, o professor Marcos Calil explica como observar a Lua, Saturno e Júpiter neste sábado (29). Divirtam-se!

PERÍODO DE OBERVAÇÃO

O período de observação ocorrerá durante toda a noite. Porém, vale ressaltar que, com o avançar das horas, devido o movimento aparente da esfera celeste, os planetas vão ganhando altura até atingirem o ponto mais alto no céu, em relação ao observador.

Isso ocorrerá entre 20h e 21h, a depender da localização do observador. Após essa faixa de horário, os dois planetas e a Lua, se dirigem para o horizonte oeste, onde desaparecerão entre 1h30 e 3h30 da manhã.

Leia outras notícias no Portal RSN.

(*Com informações do Climatempo)

 

Relacionadas

VOLTA AO TRABALHO

Após reuniões sindicais, greve dos Correios acaba oficialmente

COMO ASSIM?

Bolsonaro diz que a Amazônia é 'úmida' e 'só pega fogo pelas bordas'

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com