Alerta Água é o novo canal para denúncia de desperdício

Em Prudentópolis, foi decretado estado na emergência na cidade em 15 de maio, situação que permanece até hoje e alerta para a importância deste canal

Alerta Água é o novo canal para denúncia de desperdício de água (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Sanepar acaba de disponibilizar mais um canal para denúncias sobre o uso abusivo de água. O Alerta Água já está no ar e disponível para a população. Assim, para denunciar é só enviar uma mensagem pelo WhatsApp (41) 9 9521-3022. A estiagem já está castigando o Paraná desde o início do ano, por isso a preocupação da Sanepar com o gasto excessivo de água. Em Prudentópolis, o prefeito do município decretou estado na emergência na cidade em 15 de maio, situação que permanece até hoje.

Em 26 de maio, a prefeitura emitiu uma nota orientando os moradores para que diminuíssem os gastos de água. Prudentópolis, segundo o prefeito Adelmo Klosowski, ficou sem chuva por meses. “No trimestre, entre fevereiro e abril deste ano, a anomalia de precipitação atingiu todo o Paraná de forma generalizada”.

Por isso, a Sanepar destaca a importância de economizar, mesmo com as chuvas dos últimos dias. Desse modo, a orientação é que a água seja utilizada para alimentação, higiene pessoal e limpeza essencial da casa, como descarga e lavar louça.

Conforme a empresa, só com o consumo consciente será possível evitar o desabastecimento no Estado. As denúncia de desperdício vão ser recebidas pela área de educação socioambiental da Sanepar, que entrará em contato com o consumidor para orientá-lo sobre a importância do uso racional e econômico da água.

AGRICULTURA

(Foto: Reprodução/AEN)

O Governo do Paraná, por meio da Resolução Conjunta nº 018/2020, estabeleceu condições e critérios para licenciamento ambiental e outorga de recursos hídricos para o processo de irrigação de terras agricultáveis no Paraná. As medidas têm o objetivo de simplificar a concessão de licença e tornar mais acessível essa prática aos produtores rurais.

Conforme o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, com a resolução Governo está destravando um empecilho para o desenvolvimento de algumas Regiões do Estado.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, durante este período de estiagem a importância da água é ainda mais perceptível. Mas essa situação é bastante angustiante no campo, onde a renda de muitas pessoas está atrelada à água em abundância e com qualidade. “A redução nas dificuldades para licenciamento e outorga do uso desse bem é um estímulo que o Governo oferece aos produtores rurais”.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

A utilização de mangueira para qualquer fim é considerada desperdício. A limpeza de áreas externas precisa ser evitada, incluindo lavar carros e calçadas, também com o uso de baldes. As orientações valem para todo o Estado.

A Sanepar também pede que as pessoas mantenham as torneiras fechadas ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

Porém, é preciso também que os banhos sejam curtos. Afinal, cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

Mais informações sobre os cuidados e gastos podem ser acompanhados na matéria feita pela RSN que pode ser acessada no link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava registra cinco novos casos de covid-19 em 24h

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com