Assembleia debate revalidação de diplomas da área médica

A revalidação é uma das prerrogativas para concluir a formação profissional e assim, requerer o registro no Conselho Regional de Medicina, diz Alep

Assembleia debate revalidação de diplomas da área médica (Foto: Alep)

A Assembleia Legislativa do Paraná promove nesta segunda (24), às 9h30, uma audiência pública para discutir a revalidação de diplomas de profissionais da área médica que se formaram fora do País. A audiência é uma proposta do presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Casa, deputado Emerson Bacil (PSL). O encontro será por videoconferência.

De acordo com Bacil desde 2017, o processo de revalidação dos diplomas não está ocorrendo. Segundo ele, os médicos formados no exterior participam do programa ‘Mais Médicos’, inclusive com especialização pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O fato seria uma das prerrogativas para concluir a formação e, assim, requerer o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

No contato com os profissionais, o deputado teve a informação de que existem centenas deles já com grau de experiência referendada por atuarem no Programa ‘Mais Médicos’. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.

“Primeiramente, é necessário entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil”. De acordo com a regulamentação, apenas as universidades públicas podem revalidar diplomas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

ARTE E EDUCAÇÃO

Inscrições para o 2º Concurso de desenho terminam dia 30

CAMPANHA NACIONAL

Beto Preto orienta que Regionais intensifiquem ações de vacinação

TURISMO DO PARANÁ

Maior feira virtual de turismo da AL começa neste domingo (27)

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com