22/08/2023
Política

Ato solene marca 161 anos da Câmara de Guarapuava nesta quarta

imagem-69874

A Câmara de Vereadores de Guarapuava comemora nesta quarta feira (09), 161 anos de atividades. Para marcar a data, será realizada às 17 horas, no plenário da Casa, um ato solene, que contará com a participação de lideranças, ex-vereadores e população.

Durante a solenidade haverá ato ecumênico, seguido de mini-documentário e explanação dos atuais legisladores. Além disso, no mural ocorre exposição com fotos e informações das legislaturas anteriores.

HISTÓRIA

A Câmara Municipal foi instalada em 1853, sob a presidência do Major Manuel Marcondes de Sá, Antonio de Sá Camargo, Francisco Ferreira da Rocha Loures e Joaquim José de Lacerda, além da suplência de Pedro de Siqueira Cortes, Hermenegildo Alves de Araújo e Francisco José dos Santos.

As primeiras reuniões eram realizadas na sala dos fundos da igreja Matriz e, com o passar do tempo, ocorriam na residência dos representantes citados. Em 28 de junho de 1876 foi efetivado a primeira sessão no local destinado ao órgão público. No edifício, localizado na rua XV de novembro, abrigava a delegacia e, na parte superior, Câmara e Prefeitura.

 Na gestão do prefeito Candido Pacheco, o prédio foi vendido e, deste modo, as reuniões legislativas foram transferidas para o edifício Nossa Senhora de Belém, onde permaneceram por 23 anos. Até que em 21 de junho de 2000, a sede própria foi inaugurada pelo então presidente Valtair Siqueira Abertti.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.