Ato solene marca 161 anos da Câmara de Guarapuava nesta quarta

A Câmara de Vereadores de Guarapuava comemora nesta quarta feira (09), 161 anos de atividades. Para marcar a data, será realizada às 17 horas, no plenário da Casa, um ato solene, que contará com a participação de lideranças, ex-vereadores e população.

Durante a solenidade haverá ato ecumênico, seguido de mini-documentário e explanação dos atuais legisladores. Além disso, no mural ocorre exposição com fotos e informações das legislaturas anteriores.

HISTÓRIA

A Câmara Municipal foi instalada em 1853, sob a presidência do Major Manuel Marcondes de Sá, Antonio de Sá Camargo, Francisco Ferreira da Rocha Loures e Joaquim José de Lacerda, além da suplência de Pedro de Siqueira Cortes, Hermenegildo Alves de Araújo e Francisco José dos Santos.

As primeiras reuniões eram realizadas na sala dos fundos da igreja Matriz e, com o passar do tempo, ocorriam na residência dos representantes citados. Em 28 de junho de 1876 foi efetivado a primeira sessão no local destinado ao órgão público. No edifício, localizado na rua XV de novembro, abrigava a delegacia e, na parte superior, Câmara e Prefeitura.

 Na gestão do prefeito Candido Pacheco, o prédio foi vendido e, deste modo, as reuniões legislativas foram transferidas para o edifício Nossa Senhora de Belém, onde permaneceram por 23 anos. Até que em 21 de junho de 2000, a sede própria foi inaugurada pelo então presidente Valtair Siqueira Abertti.

Relacionadas

NOVA MEDIDA

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

HOMENAGEM PÓSTUMA

Prefeito decreta luto oficial de três dias pela morte de Bosco

Carreata pede 'impeachment' de Bolsonaro também em Guarapuava

Comentários