22/08/2023
Política

Audiência pública debate a construção de universidade federal em Guarapuava

imagem-10380

Guarapuava – Uma audiência publica realizada na tarde de hoje, 16, na prefeitura municipal de Guarapuava debateu a viabilidade da implantação de uma unidade da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) em Guarapuava. O encontro contou com a participação do prefeito Fernando Carli, do deputado federal César Silvestri e de todos os vereadores da cidade – a audiência provocou um recesso de 45 minutos na sessão de hoje da câmara.

O principal tema do encontro foi a escolha de um terreno que possa abrigar as instalações da UTFPR, já que Silvestri precisa apresentar a emenda, orçada em 3 milhões de reais, no prazo máximo de 15 dias. Diante da dificuldade na obtenção de uma área de 45 hectares, pertencente ao Exército e localizada no bairro Santana – de acordo com os presentes na audiência o valor pedido pelo espaço seria de 9 milhões de reais – duas possibilidades foram levantadas durante a reunião.

A primeira delas diz a respeito a obtenção de um terreno de propriedade no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), localizado próximo ao Aeroporto de Guarapuava. Para isso, uma audiência pública com o governador do Paraná, Roberto Requião, deverá ser realizada nos próximos dias – no encontro haverá o pedido de concessão do espaço. A segunda alternativa é a compra de um terreno nos arredores da cidade, em uma região não muito afastada do centro, que permita a construção da universidade. O espaço requisitado para a instalação da nova unidade da UTFPR é de 15 hectares (150 mil metros).

“O terreno do Iapar possui 80 hectares e precisamos apenas de 15 hectares para a construção. Agora esperamos o apoio do prefeito, dos vereadores e do ministro Paulo Bernardo para que consigamos viabilizar a construção”, afirmou Silvestri ao fim da reunião. Já Carli comentou a possibilidade da implantação da UTFPR, caso não haja acordo com o governo estadual. “Procuraremos uma área pela cidade que se enquadre nos padrões financeiros da prefeitura”, encerrou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.