22/08/2023
Política

Beto Richa apresenta modelo de gestão de Curitiba a acadêmicos da Unicentro

imagem-10436

Irati – O prefeito de Curitiba, Beto Richa, apresenta nesta quarta-feira (18), às 19 horas, em Irati, a palestra “Gestão Pública – A Experiência de Curitiba” a acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Antes da palestra, às 18h45, o prefeito de Curitiba concederá entrevista coletiva à imprensa de Irati e região na Unicentro. Após a palestra, às 20 horas, Richa participará de uma reunião suprapartidária com lideranças políticas e empresariais na Câmara de Vereadores.
Na palestra, Richa abordará o modelo de gestão que faz de Curitiba referência nacional. Uma das novas ferramentas adotadas por Richa em Curitiba é o Contrato de Gestão, inédito em administrações públicas municipais, que estabelece metas objetivas para todas as áreas. “Os contratos de gestão exigem eficiência, objetivos claros e resultados concretos de toda a equipe”, explica Richa.
A apresentação destacará ainda programas de alcance social, como o Família Curitibana, lançado em novembro, que atenderá famílias em situação de extrema vulnerabilidade; os Armazéns da Família, que vendem alimentos mais baratos para famílias de baixa renda; o Mãe Curitibana, que mudou o perfil do atendimento público de saúde materno-infantil; os Clubes da Gente, clubes comunitários com piscinas aquecidas; e a Secretaria Antidrogas, que combate o tráfico e o consumo de drogas na cidade.
Mostrará também as audiências públicas, que incentivam a participação popular nas decisões administrativas, fortalecendo a interação da sociedade com o governo municipal. Desde 2005, foram realizadas 290 audiências públicas nos 75 bairros da capital.
Na área desenvolvimento econômico, destaque para a Agência Curitiba de Desenvolvimento, responsável por programas de sucesso como ISS Tecnológico, Profissão Empresário e o Bom Negócio, que já capacitou 7 mil pequenos e médios empreendedores.
Richa mostrará ainda o Tecnoparque, programa responsável pela interface entre os setores governamental, científico e empresarial, por meio da geração de um ambiente favorável à inovação, à transferência de conhecimento e desenvolvimento de atividades de base tecnológica. Mais de 100 empresas já aderiram ao programa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.