22/08/2023
Política

Beto Richa supera Aécio Neves, Requião e Lula e tem a maior aprovação do País

imagem-11332

Curitiba – O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), tem a maior aprovação do Brasil, entre prefeitos, governadores e presidente, conforme pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na última semana. Richa recebeu 84% de conceitos ótimo e bom para a sua administração, com nota geral 7,9. Pela sétima vez, desde 2007, Richa é o melhor prefeito do País, desta vez com aprovação maior que o mineiro Aécio Neves, melhor colocado no ranking de governadores, com 73% e nota 7,5, e maior que o presidente Lula, que tem 72% e nota 7,7.
“Considero este resultado muito bom para o Estado do Paraná, que ganha destaque em nível nacional com a administração de sua capital com a melhor aprovação no País”, disse Richa.
A aprovação de Beto Richa supera a de governadores também importantes como José Serra, de São Paulo, que ficou em quarto lugar, com 55% e nota 6,6; e de Sérgio Cabral, com 42% e nota 6,1. O governador do Paraná, Roberto Requião, ficou em sétimo no ranking de governadores, com 51% de conceitos ótimo e bom e nota 6,4.
Esta é a sétima vez consecutiva que Beto Richa lidera o ranking nacional de prefeitos. Desde 2007, são cinco pesquisas do Instituto Datafolha e duas do Instituto Brasmarket que dão a Richa o título de melhor prefeito do Brasil. “É uma conquista que divido com a população de Curitiba, que tem feito uma parceria de diálogo e trabalho com a administração da capital”, afirma Richa.
O prefeito destaca também números revelados pelo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em que sua segunda gestão na Prefeitura de Curitiba foi bem avaliada. A segunda gestão de Richa é considerada melhor ou igual que a primeira por 87,8% dos entrevistados. Apenas 8,5% acham que a gestão de Richa é pior que a primeira.
Beto Richa foi reeleito prefeito de Curitiba em outubro do ano passado, no primeiro turno, com 77% dos votos. Em sua segunda gestão, continuou dando prioridade às áreas de Saúde, Educação, Defesa Social, Transporte e Trânsito, com ampliação de vagas em escolas e creches; novas unidades e programas de saúde, como o Mulher Curitibana, de atenção à saúde da mulher; pavimentação de ruas e lançamento do sexto corredor de transporte da capital, a Linha Verde; e o início do projeto do Metrô Curitibano. Neste ano, a capital também foi confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
Richa também lançou em 2009 os Contratos de Gestão, em que cada secretário municipal assina termo de compromisso para cumprimentos de metas na administração. “É uma modernização da gestão, com a garantia de que os bons resultados acontecerão em prol da população”, diz o prefeito da capital.

Governo do Estado
As pesquisas Datafolha e Paraná Pesquisa também mostram a liderança de Beto Richa na corrida para o Governo do Estado, nas eleições de 2010. Pelo Datafolha, Beto Richa (PSDB) tem 40% das intenções de voto, seguido do senador Osmar Dias (PDT), com 38%. “É uma grande honra receber esta confiança da população paranaense. Terminar 2009 na liderança das pesquisas, mesmo sem estar em campanha, é um estímulo muito grande para começar 2010″, disse Beto Richa.
A pesquisa mostra o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) em terceiro lugar, com 4%. Depois, vêm Lygia Pupatto (PT) e Melo Viana (PV), ambos com 1%. Brancos e nulos são 6% e não sabem, 9%. A pesquisa foi feita de 14 a 18 de dezembro, com 1.021 paranaenses. A margem de erro é de 3 pontos.
O Datafolha mostra vantagem maior de Beto Richa sobre Osmar Dias em Curitiba e Região Metropolitana, onde Beto tem 61% das intenções de voto, contra 20% de Osmar. Na capital, a vantagem de Beto é ainda maior, de 66% a 16%. A única vantagem de Osmar é no interior, seu reduto eleitoral, onde faz 46% contra 30% de Beto.
“Recebo este resultado com muita tranquilidade e humildade. Não tenho nenhuma obsessão por cargos. O que me deixa mais feliz é perceber que há um reconhecimento ao bom trabalho que estamos fazendo na administração de Curitiba”, diz Beto Richa.
Outra pesquisa, da Paraná Pesquisas, divulgada no último sábado, confirma a liderança de Beto Richa (PSDB). Dos 1.830 entrevistados, 43,1% disseram ter intenção de votar em Beto Richa nas eleições de 2010. Em segundo vem o senador Osmar Dias (PDT), com 38,1% das intenções de voto.
A pesquisa foi feita de 16 a 21 de dezembro, em 65 municípios paranaenses. A margem de erro é de 2,5%. O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) aparece em terceiro, com 5,6%. Nedson Micheleti (PT) tem 1,3%; Lineu Tomass (PSC), 0,4%; e Melo Viana (PV), 0,3%. Os que não sabem o voto são 6,1% e não votariam em nenhum 5%.

Datafolha – Ranking de Prefeitos

Prefeito Cidade Aprovação Nota
Beto Richa Curitiba 84% 7,9
Marcio Lacerda B. Horizonte 50% 6,4
José Fogaça Porto Alegre 38% 5,9
João da Costa Recife 30% 5,6
Gilberto Kassab São Paulo 39% 5,4
Dario Berger Florianópolis 35% 5,3
Luizianne Lins Fortaleza 33% 5,1
Eduardo Paes Rio de Janeiro 29% 5
João Carneiro Salvador 25% 4,9

Eleições 2010 – Governo do Estado

Datafolha
Beto Richa (PSDB) 40%
Osmar Dias (PDT) 38%
Orlando Pessuti (PMDB) 4%
Lygia Pupatto (PT) 1%
Melo Viana (PV) 1%

Paraná Pesquisas
Beto Richa (PSDB) 43,1%
Osmar Dias (PDT) 38,1%
Orlando Pessuti (PMDB) 5,6%
Nedson Micheleti (PT) 1,3%
Lineu Tomas (PSC) 0,4%
Melo Viana (PV) 0,3%

Da assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.