Campanha alerta para risco de crescimento do trabalho infantil

Entre as ações, os rappers Emicida e Drik Barbosa lançam, em 9 de junho, música inédita sobre o tema, intitulada "Sementes"

Entre as ações, os rappers Emicida e Drik Barbosa lançam música inédita sobre o tema (Imagem: Divulgação)

Nesta quarta (3) começa a veicular a campanha nacional contra o trabalho infantil. A iniciativa tem o intuito de alertar para o risco do crescimento da exploração do trabalho infantil, principalmente, quando se fala do cenário atual. Entre as ações promovidas pelo projeto está o lançamento da música inédita sobre o tema, intitulada “Sementes”, dos rappers Emicida e Drik Barbosa.

Além da canção que vai ser lançada nos aplicativos de streaming, um videoclipe da faixa chega, na mesma data, no canal de Youtube do Emicida. A música deveria ter sido lançada nessa terça (2), mas o adiamento foi previsto por uma adesão ao movimento mundial antirracista #blackouttuesday em protesto pelos acontecimentos recentes que resultaram na morte de pessoas negras.

Tendo como fio condutor uma mensagem contra o trabalho infantil, “Sementes” é mais um dos temas que giram em torno desta grande manifestação antirracista. Assim, é importante lembrar que o trabalho infantil é majoritariamente exercido por crianças e adolescentes negros, por isso a urgência de aderir a esta pausa.

A campanha nacional foi lançada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e está alinhada à iniciativa global proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo é conscientizar a sociedade e o Estado sobre a necessidade de maior proteção a esta parcela da população, com o aprimoramento de medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil.

CAMPANHA

Entre as atividades previstas está a exibição de 12 vídeos nas redes sociais com histórias reais. Está prevista ainda a veiculação de podcasts semanais para reforçar a necessidade aprimoramento das ações de proteção a crianças e adolescentes neste momento crítico.

Para marcar o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, haverá um webinar nacional que será transmitido pelo canal do Tribunal Superior do Trabalho no Youtube. O projeto vai debater questões como o racismo no Brasil, o trabalho infantil no contexto da Covid-19 e os desafios da temática pós-pandemia.

CENÁRIO

De acordo com a OIT, antes da disseminação da Covid-19, quase 100 milhões de crianças haviam sido resgatadas do trabalho infantil até 2016. A campanha mundial pede aos países para que incrementem políticas públicas de proteção visando assegurar os direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Conforme o diretor do Escritório da OIT no Brasil, Martin Georg Hahn, a pandemia e a crise econômica têm um grande impacto na vida e nos meios de subsistência das pessoas. “Para muitas crianças, adolescentes e as famílias, a crise significa uma educação interrompida, doenças, a potencial perda de renda familiar e o trabalho infantil. Não podemos deixar ninguém para trás”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

VOLTA AO TRABALHO

Após reuniões sindicais, greve dos Correios acaba oficialmente

COMO ASSIM?

Bolsonaro diz que a Amazônia é 'úmida' e 'só pega fogo pelas bordas'

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com