22/08/2023
Política Região

Com 33% dos votos Celso Goes é o prefeito eleito em Guarapuava

Numa disputa histórica e acirrada, Celso Goes venceu o petista Antenor Gomes de Lima por pequena margem de votos

celsoooo

Celso Goes é o prefeito eleito em Guarapuava (Foto: Divulgação)

O ex-secretário municipal de Saúde, Celso Goes, acaba de vencer as eleições em Guarapuava. De acordo com a disputa acirrada com o médico Antenor Gomes de Lima (PT), o placar, porém, apontou 30.622 votos (33,01%) para o vencedor. Já Antenor obteve 27.866 votos  (30,04%) e Vitor Hugo Burko, 22.879 votos (24,66%).

Entretanto, o atraso em mais de duas horas na apuração ‘patrocinou’ um clima de tensão entre eleitores e candidatos. De acordo com informações levantadas pelo Portal RSN, a maioria dos candidatos majoritários aguardou o resultado em casa. Celso Goes, por exemplo, se manteve ao lado das filhas e da companheira Katriane Mila.

Todavia, as eleições deste ano entram como um fato histórico na política do município. De acordo com o transcorrer da campanha, nunca um candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ofereceu tamanha ameaça ao candidato situacionista.

Conforme a campanha eleitoral, a tendência inicial mostrava que o Dr. Antenor poderia ser o vitorioso e passaria a administrar um município com perfil conservador. Entretanto, o ‘peso-pesado’ do prefeito Cesar Silvestri, do ex-prefeito Fernando Ribas Carli e dos deputados Artagão Junior e Cristina Silvestri, mudaram o rumo da campanha.

 POLARIZADA

Assim, já na primeira pesquisa oficial de intenções de votos a disputa  já se apresentava polarizada. Assim, o empate técnico  entre Dr. Antenor e Celso Goes se seguiu a cada nova pesquisa divulgada.

Todavia, embora inelegível, segundo a Justiça Eleitoral, em primeira e segunda instâncias, o democrata Vitor Hugo Burko, insistiu na campanha.  E ‘abocanhou’ grande fatia do bolo eleitoral. Entretanto, os votos não são visíveis no site do TSE. Burko está ‘sob judice’.

Por fim, Janaína Naumann (Republicanos) obteve 10,60%, Jabur do Motocross (PMN) 0,83%, Luzia Noriler (Patriota) 0,46% e André Tecchio (DC) 0,40%.

No total, 99.338 pessoas foram às urnas neste domingo. Além disso, 69.888 (70,35%) votos foram validados e 2.967 (2,99%) brancos, 3.604 (3,63%) nulos. Por fim, 27.651 (21,77%) abstenções.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.