Com 33% dos votos Celso Goes é o prefeito eleito em Guarapuava

Numa disputa histórica e acirrada, Celso Goes venceu o petista Antenor Gomes de Lima por pequena margem de votos

Celso Goes é o prefeito eleito em Guarapuava (Foto: Divulgação)

O ex-secretário municipal de Saúde, Celso Goes, acaba de vencer as eleições em Guarapuava. De acordo com a disputa acirrada com o médico Antenor Gomes de Lima (PT), o placar, porém, apontou 30.622 votos (33,01%) para o vencedor. Já Antenor obteve 27.866 votos  (30,04%) e Vitor Hugo Burko, 22.879 votos (24,66%).

Entretanto, o atraso em mais de duas horas na apuração ‘patrocinou’ um clima de tensão entre eleitores e candidatos. De acordo com informações levantadas pelo Portal RSN, a maioria dos candidatos majoritários aguardou o resultado em casa. Celso Goes, por exemplo, se manteve ao lado das filhas e da companheira Katriane Mila.

Todavia, as eleições deste ano entram como um fato histórico na política do município. De acordo com o transcorrer da campanha, nunca um candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ofereceu tamanha ameaça ao candidato situacionista.

Conforme a campanha eleitoral, a tendência inicial mostrava que o Dr. Antenor poderia ser o vitorioso e passaria a administrar um município com perfil conservador. Entretanto, o ‘peso-pesado’ do prefeito Cesar Silvestri, do ex-prefeito Fernando Ribas Carli e dos deputados Artagão Junior e Cristina Silvestri, mudaram o rumo da campanha.

 POLARIZADA

Assim, já na primeira pesquisa oficial de intenções de votos a disputa  já se apresentava polarizada. Assim, o empate técnico  entre Dr. Antenor e Celso Goes se seguiu a cada nova pesquisa divulgada.

Todavia, embora inelegível, segundo a Justiça Eleitoral, em primeira e segunda instâncias, o democrata Vitor Hugo Burko, insistiu na campanha.  E ‘abocanhou’ grande fatia do bolo eleitoral. Entretanto, os votos não são visíveis no site do TSE. Burko está ‘sob judice’.

Por fim, Janaína Naumann (Republicanos) obteve 10,60%, Jabur do Motocross (PMN) 0,83%, Luzia Noriler (Patriota) 0,46% e André Tecchio (DC) 0,40%.

No total, 99.338 pessoas foram às urnas neste domingo. Além disso, 69.888 (70,35%) votos foram validados e 2.967 (2,99%) brancos, 3.604 (3,63%) nulos. Por fim, 27.651 (21,77%) abstenções.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

PARCERIA

Aliel entrega veículo para Comunidade Terapêutica Rosa Mística em PG

RESCALDO

Diretório Municipal do PT agradece votos conquistados em Guarapuava

PROPORCIONALMENTE

Jerônimo tem recorde de votos na Região Central do Paraná

Comentários