Começa hoje (8) o pagamento do PIS em poupança digital

Os trabalhadores com carteira assinada sem conta na Caixa poderão receber o PIS sem a necessidade de ir a uma agência

Começa hoje (8) o pagamento do PIS em poupança digital. (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

Os trabalhadores com carteira assinada sem conta na Caixa Econômica Federal poderão receber o abono salarial 2020/2021 sem a necessidade de ir a uma agência. A partir desta terça (8), o banco depositará o benefício do Programa de Integração Social (PIS) na conta poupança social digital.

De acordo com a Agência Brasil, as contas foram abertas de forma gratuita pela Caixa, sem a necessidade de apresentação de documentos. Desse modo, o trabalhador poderá movimentar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem. Mas, quem não tiver conta poderá gerar um token (chave eletrônica) no Caixa Tem para saques em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências.

CALENDÁRIO

Nesta semana, só receberão o abono salarial os trabalhadores nascidos de julho a novembro. O pagamento para os demais meses de nascimento será escalonado até março do próximo ano. Dessa maneira, os aniversariantes de dezembro, receberão no dia 15 de dezembro. E os de janeiro e fevereiro, já poderão receber no dia 19 de janeiro de 2021. Contudo, os aniversariantes de março e abril, podem receber a partir do dia 11 de fevereiro de 2021. E os que nasceram em maio e junho, vão receber no dia 17 de março.

Entretanto, a Caixa esclarece que nada muda para correntistas do banco. Nesse caso, o banco depositará o abono normalmente na conta do trabalhador na instituição financeira. Cerca de 2 milhões de trabalhadores que não sacaram o abono salarial 2019/2020 (ano-base 2018) poderão retirar o benefício até 30 de junho de 2021.

QUEM TEM DIREITO

Têm direito ao benefício os empregados formais que receberam até dois salários mínimos, na média, em 2019. E são cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, com pelo menos 30 dias trabalhados em 2019. E os que tiverem informado corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais/e-Social). Bem como, os que recebem o abono salarial pela Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas.

Por fim, as pessoas que trabalham no setor público estão inscritas no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e recebem o benefício pelo Banco do Brasil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

Vacina contra Covid-19 importada da Índia já chegou ao Brasil

ÚLTIMA OPORTUNIDADE

Termina hoje (22) as inscrições para o Encceja 2020

ENEM 2020

Enem 2020 teve uma abstenção acima de 50%, segundo Inep

Comentários