Confiança do comércio sobe 1,7 ponto em julho, aponta pesquisa da FGV

Conforme a Agência Brasil, no mês, a confiança subiu em três dos seis principais segmentos do comércio pesquisados pela FGV

Confiança do comércio sobe 1,7 ponto em julho, aponta pesquisa da FGV (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cresceu 1,7 ponto de junho para julho deste ano. De acordo com a Agência Brasil, essa foi a terceira alta consecutiva do indicador. Com o resultado, a confiança do empresário do comércio brasileiro passou para 86,1 pontos, em uma escala de zero a 200.

Conforme a Agência Brasil, no mês, a confiança subiu em três dos seis principais segmentos do comércio pesquisados pela FGV.

O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no momento presente, avançou 6,4 pontos, para 88,4 pontos, e recuperou 83% do que foi perdido desde o início da pandemia de covid-19. O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, caiu três pontos, para 84,5 pontos, está 22,5 pontos abaixo do patamar de fevereiro, antes da pandemia.

De acordo com pesquisador da FGV Rodolpho Tobler, a confiança do comércio mantém a trajetória de recuperação em julho, porém em ritmo menos intenso. “Ainda é preciso cautela na interpretação do resultado, considerando que houve recuperação de apenas 65% do que foi perdido no início da pandemia. Para os próximos meses, persiste o cenário de elevada incerteza e de fragilidade no mercado de trabalho, sugerindo dificuldades na recuperação total do setor”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CUIDADO

Receita Federal alerta para sites falsos que simulam leilões do órgão

ELEIÇÕES

STF confirma que não é obrigatório portar título de eleitor para votar

FACILIDADE

Financiamento da casa própria já pode ser feito por app da Caixa Econômica

Comentários