Eleitor de Irati poderá ter sete candidatos a prefeito neste ano

Após as convenções, se todos os nomes forem confirmados, sete candidatos disputarão os votos de 44.567 eleitores do município

Eleitor de Irati poderá ter sete candidatos a prefeito neste ano (Foto: Reprodução)

Na chegada dos dias decisivos para as convenções municipais, Irati convive com sete pré-candidatos à prefeito. Entretanto, o primeiro a ter o nome homologado será o prefeito Jorge Derbli (PSDB). Candidato à reeleição, a prefeito participa da convenção na segunda (14). Porém, nesse mesmo dia, o PV, o PTB e o DEM também reúnem convencionais e confirmam as chapas de vereadores. Assim, todos devem ‘engrossar’ a candidatura de Derbli.

Contudo, partidos de esquerda correm por fora. Entre eles o PT, o PCdoB e o PDT. O partido ‘brizolista’ chama a novidade das eleições para si. Isso porque o ex-prefeito Odilon Burgath desistiu de concorrer e indicou a servidora pública e psicóloga Rafaela Ferencz como candidata a prefeita.

Entre os petistas, a escolha recai sobre o empresário do ramo hoteleiro e consultor florestal, Osvaldo Zaboroski. Ele já compôs o primeiro do ex-prefeito Odilon. Porém, o PC do B, conta com o também professor João Rodrigo. De acordo com o ‘tabuleiro’ político iratiense, outro nome que surge na disputa é o do professor Ico Ruva (PSL).

Já os emedebistas devem confirmar o advogado Josué Hilgemberg. Na base do governador Carlos Massa Ratinho Junior, entretanto, a aposta é sobre Emiliano Gomes.

COMPOSIÇÃO SITUACIONISTA

Entretanto, com todos esses nomes na linha de frente, os ‘alinhavos’ nos bastidores em busca de composições é grande. Porém, no campo situacionista, quem pode ressurgir é o ex-prefeito Rodrigo Hilgemberg (DEM). Após 20 anos fora do jogo político, ele pode compor Derbli na chapa ‘tucana’. O prefeito, porém, já se ‘enrosca’ com irregularidade eleitoral.

Isso porque ele descumpriu a legislação ao fixar placas com publicidade de obras no período vedado pela Lei Eleitoral. Outra ‘pedra no sapato’ de Derbli é a multa aplicada pelo Tribunal de Contas do Estado. O valor é de R$ 4.237,60 por deficit financeiro. Cabe recurso.

POSSÍVEL COLIGAÇÃO

Assim, em outra ponta, o PSD de Emiliano Gomes tenta o reforço na possível coligação com o Cidadania. Esse partido é capitaneado pelo médico Felipe Lucas. Deste modo, se essa parceria se confirmar, a pré-candidatura de Emiliano ganha uma peça de peso no jogo iratiense. Por fim, após as convenções, se todos os nomes forem confirmados, sete candidatos disputarão os votos de 44.567 eleitores.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

ELEIÇÕES 2020

Coligação ‘Por Você’ registra candidaturas

CONVITE

Crescer sem deixar ninguém para trás!

ELEIÇÕES 2020

Antonio Araújo é o novo coordenador da campanha de Dr. Antenor

Comentários