22/08/2023
Educação

Em Bituruna, alunos tem moeda fictícia e aplicativo para compra on-line de material

Projeto passa por empreendedorismo, educação financeira e desempenho do aluno em sala de aula

lançamento app poupe up (14)

Amanda compra o material escolar sob os olhares do pai e do prefeito Claudinei (Foto: Ascom)

A estudante Amanda Schultz, da Escola Municipal Paulo Roberto Geyer, de Bituruna, experimentou a sensação de comprar o próprio material escolar e com o “dinheiro” recebido por ela mesma em sala de aula.

Assim como Amanda, outros 1,5 mil alunos da rede municipal de ensino de Bituruna, desde o ano passado, estão envolvidos com educação financeira, empreendedorismo e inovação. É o projeto ‘Empreende Bituruna – Material Escolar’, que promove a compra do kit escolar para cerca de 1,5 mil alunos da rede municipal de ensino.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Sebrae, o projeto começou de forma analógica, mas agora entra na era digital com o lançamento do aplicativo Poupe-up, para compras on-line.

Compra são on-line pelo aplicativo Poupe-up (Foto: Ascom)

O aplicativo foi desenvolvido em 2018 na maratona de programação Hackathon Bituruna, com a participação de mais de 80 acadêmicos da área de tecnologia. O grupo vencedor fez o treinamento dos professores e servidores que vão utilizar a plataforma.

De acordo com a administração municipal, a plataforma funcionará como banco virtual e e-commerce onde será depositada a moeda fictícia chamada de Bituruneca. A professora Giselle Cusin explica que os alunos vão conquistar suas moedas como retorno de atividades em sala de aula, frequência escolar, leitura e outras ações de acordo com a faixa etária.

“Essa iniciativa busca promover nos alunos a noção de trabalho e recompensa, planejamento e disciplina financeira, cuidado com os bens adquiridos e mecanismos de troca”. A plataforma está disponível para celulares Android e na versão web. Os alunos que não possuem acesso em casa podem utilizar o computador da escola para fazer a compra.

Mochilas são a novidade da compra (Foto: Ascom)

Estão disponíveis cadernos, caneta, lápis, régua, borracha, massinha e tinta guache, e a novidade são as mochilas e estojos. Esses novos itens terão um valor mais alto e unidades limitadas, incentivando o aluno a acumular mais Biturunecas.

“Estou encantada com esse projeto inovador, pois os alunos vão poder poupar e utilizar seu dinheiro da melhor forma e sei que as outras crianças não veem a hora de ver seu saldo”, disse a estudante Amanda Schultz.

Para o representante do escritório regional do Sebrae de União da Vitória, Wilson Luis Petisco, a educação financeira em Bituruna é inovadora. “Foi um avanço fantástico o aplicativo que ensina e incentiva que eles [alunos] empreendam desde crianças”.

De acordo com o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, esta é a forma de inserir a tecnologia na vida das crianças oferecendo conteúdo de qualidade. “Toda a equipe envolvida no projeto está de parabéns por desenvolver algo que é um sucesso, as primeiras crianças que tiveram acesso já gostaram muito, e que vai possibilitar que os pais acompanhem de casa a vida escolar de seus filhos”.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o Poupe-up tem um espaço para que os professores coloquem observações sobre o desenvolvimento e participação do aluno.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.