Em nota, Mercosul elogia participação, transparência e segurança da eleição na Bolívia

Guarapuava – A delegação de observadores do Mercosul, coordenada pelo deputado brasileiro Dr. Rosinha (PT-PR), divulgou nota oficial na noite de domingo (6) em que destaca a alta participação, a transparência e a segurança do processo eleitoral boliviano.
“A eleição transcorreu com normalidade, em um ambiente de alta participação e de forma ordenada”, diz trecho da nota assinada por Dr. Rosinha, ex-presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul). “O novo sistema de padrão biométrico mostrou ser um avanço e uma garantia de transparência.”

A seguir, a íntegra do documento:
A Missão de Observação Eleitoral surge da solicitação feita pela Corte Nacional Eleitoral do Estado Plurinacional da Bolívia, em 24 de agosto de 2009, à Presidência da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul e ao Parlamento do Mercosul. A presidência da Missão esteve a cargo do parlamentar do Mercosul Dr. Rosinha.
A Missão teve presença contínua na Bolívia desde 3 de dezembro, com a chegada do chefe da Missão, o parlamentar Dr. Rosinha, e dos delegados da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Missão esteve presente nas cidades de La Paz, El Alto e zonas rurais da região.
De acordo com os informes trazidos pelos observadores, a eleição transcorreu com normalidade, em um ambiente de alta participação e de forma ordenada. O novo sistema de padrão biométrico mostrou ser um avanço e uma garantia de transparência.
A Missão observou algumas falhas menores de organização, mas que definitivamente não incidem no resultado final. Durante seu trabalho os membros da Missão não registraram incidentes sem anomalias significativas. É importante destacar o amplo respeito ao sufrágio secreto dos cidadãos e o ambiente de segurança durante a jornada eleitoral.
Finalmente, a Missão de Observação Eleitoral do Mercosul parabeniza o povo boliviano por seu alto grau de participação e compromisso cívico durante esta jornada que contribui para o fortalecimento da democracia.

Dr. Rosinha
Chefe da Missão de Observação Eleitoral do Mercosul

Relacionadas

INÍCIO DE MANDADO

Primeira sessão ordinária da Câmara ainda não tem dia definido

MILITARIZAÇÃO

Deputados aprovam alterações no programa Colégios Cívico-Militares

LUTO

Morre o ex-deputado Algaci Tulio, mais uma vítima da covid-19

Comentários