22/08/2023
Educação Região

Em Pinhão, crianças e idosos contam histórias e escrevem livros

Uma das obras resgata lembranças de Dona Gabriela que completou 100 anos

livro nova divineia11

 

Dona Gabriela: uma mulher centenária (Foto: Divulgação)

Um livro onde a própria comunidade conta a sua história, escreve e ainda ilustra. É desta maneira que o escritor Norbert Heinz busca despertar nas pessoas o desejo pela leitura. “As pessoas não querem apenas ler, elas também querem ter voz”, disse ao Portal RSN.

Para desenvolver o projeto, ele criou a Oficina de Criação de Livro Infanto-juvenil, e no município de Pinhão – na cidade e no interior – incluiu em maio deste ano, também os idosos analfabetos.

E foi na localidade de Nova Divinéia, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que a história de Dona Gabriela se transformou em um livro. E haja história pra contar. Afinal, a senhorinha completou 100 anos de idade no dia 12 de junho.

Familiares de Dona Gabriela, alunos e Norbert (Foto: Divulgação)

“São muitos causos da região. Muitas lembranças do tempo da infância e da adolescência que estão resumidas no livro e também gravadas em vídeo”.

Segundo Norbert, as ilustrações foram feitas por três crianças da localidade que participaram da oficina.

Prefeito Odir Gotardo na solenidade (Foto: Divulgação)

O lançamento foi no dia do aniversário de dona Gabriela na presença de filhos, netos, bisnetos e tataranetos. O prefeito Odir Gotardo e as equipe das Secretarias de Educação e Assistência Social também prestigiaram a festa.

Prefeito Odir, alunos e Norbert (Foto: Divulgação)

Segundo Norbert, a Oficina em Pinhão envolveu 280 participantes. A maioria dos idosos que participaram da Oficina não são alfabetizados.

“Porém, terão algumas de suas histórias registradas em livros que ficaram em escolas e nas comunidades”.

O lançamento coletivo será no segundo semestre.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.