22/08/2023
Brasil Economia

Emprego cresceu na indústria em dezembro de 2020

A pesquisa Sondagem Industrial mostra que, pela primeira vez em dez anos, houve aumento de emprego no mês de dezembro

carteira_de_trabalho2

Emprego cresceu na indústria em dezembro de 2020 (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

A pesquisa Sondagem Industrial mostra que, pela primeira vez em dez anos, houve aumento de emprego no mês de dezembro. De acordo com o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado esta semana, o índice de evolução do número de empregados ficou em 50,5 pontos. Desse modo, acima da linha divisória de 50 pontos, demonstrando crescimento do emprego.

A atividade industrial encerrou o ano relativamente forte, embora os sinais de desaceleração já possam ser percebidos. Conforme a pesquisa, produção industrial caiu em dezembro de 2020, quebrando uma sequência de seis meses consecutivos de crescimento.

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO

O índice de evolução da produção ficou em 46,8 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos. Ou seja, reflete queda da produção na comparação com o mês anterior. Os estoques continuam abaixo do planejado. De acordo com a CNI, o problema de escassez de insumos, que já havia ganho importância inédita no terceiro trimestre do ano passado. Dessa maneira, preocupou ainda mais os empresários.

Por outro lado, a utilização da capacidade instalada é a maior desde 2013 para o mês. Portanto, as expectativas seguem otimistas e a intenção de investimento aumentou. Todos os índices de expectativas estão acima da linha divisória de 50 pontos.

Em comunicado, a CNI afirmou que isso indica que os empresários seguem com expectativa de crescimento nos próximos seis meses da demanda. Bem como, a quantidade exportada, do número de empregados e da compra de matérias-primas”.

SONDAGEM INDUSTRIAL

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião empresarial, mensal, que apresenta a tendência da atividade industrial e as expectativas dos empresários. É elaborada em parceria com 25 federações de indústria. Assim, gera resultados por porte de empresa, Regiões geográficas e setores de atividades das indústrias extrativa e de transformação.

Para esta edição, a CNI entrevistou 1.887 empresas, sendo 741 de pequeno porte, 669 de médio porte e 477 grandes empresas, entre 4 e 15 de janeiro. A pesquisa Sondagem Industrial completa está disponível na página da CNI.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.