Governo atua para fortalecer os pequenos empreendedores, afirma Richa

O governador Beto Richa afirmou nesta segunda (7), durante o 2º Congresso dos Agentes de Crédito da Fomento Paraná, que o governo estadual tem trabalhado para apoiar e fortalecer os pequenos empreendedores. “Isso faz com que chamemos a atenção dos investidores nacionais e internacionais”, afirmou Richa no evento, que reúne os mais de 300 agentes da instituição. “Conseguimos distribuir melhor a industrialização, que antes se concentrava na região da capital. Agora, 75% dos novos investimentos industriais ficam no interior do estado”, afirmou o governador. 

Os novos empreendimentos têm potencial para criar 180 mil novos empregos. “A interiorização dos investimentos abre não só vagas de empregos, mas também oportunidades de negócios, o que movimenta a economia e gera prosperidade para as famílias de todo o Estado”, disse ele. “A Fomento Paraná atua para ajudar os pequenos empreendedores a aproveitar essas oportunidades e crescer junto com o Paraná.” 

Além dos agentes de crédito que já estão atuando, o congresso teve a participação de 83 novos agentes, que finalizarão o curso de formação nesta terça-feira (8). Nesta turma, boa parte vai atuar em 26 municípios, que nunca tiveram agentes de crédito. Os profissionais vão dar suporte às pessoas atendidas pelo programa Família Paranaense, para que elas possam contratar financiamento a juro zero e instalar o próprio negócio. 

O Programa Família Paranaense, desenvolvido pelo governo estadual, atua para superar a pobreza e dar oportunidade às famílias de melhorarem suas condições de vida. O crédito é da linha Paraná Juro Zero é ofertado ao público deste programa. São financiados valores de R$ 300,00 a R$ 4.000,00 para pessoas físicas e empreendedores envolvidos em iniciativas voltadas à Economia Solidária atendidos pelo programa Família Paranaense. Os empreendedores podem pagar o financiamento em 10 ou 20 parcelas, sem pagar juros. 

Com a nova turma de agentes formada, a Fomento Paraná passa a contar com 584 agentes de crédito cadastrados. Eles estão distribuídos em 405 postos de atendimento localizados 303 municípios paranaenses. 

PARCERIAS – O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, disse que a estratégia da instituição é aquecer a economia do estado. “Ao longo do tempo, Estabelecemos parcerias com federações, associações comerciais e conselhos de classe de todo o segmento produtivo e também com municípios e secretarias estaduais que têm interface social e econômica”, disse. “Estas entidades fornecem os agentes de crédito, que agora estamos capacitando, para que eles possam atuar melhor lá na ponta oferecendo o crédito em seus municípios e informando sobre os programas que o governo oferece.” 

O Secretário de Indústria e Comércio, Horácio Monteschio, falou sobre a importância do trabalho em conjunto com os programas da Fomento. “A Fomento Paraná é a nossa maior parceira, porque incentiva o pequeno empresário a gerir bem seus negócios”, disse. “Estes cursos fazem com que os funcionários da ponta sejam melhores capacitados para lidar com a população.” 

AGENTES – Para ser agente de crédito é necessário ser funcionário ou colaborador de prefeituras, associações comerciais, federações, sindicatos patronais e outras instituições que firmaram acordos de cooperação com a Fomento. 

Além de ter vínculo formal com a entidade parceira da Fomento Paraná, é preciso ter no mínimo 18 anos completos e ter concluído o ensino médio, preferencialmente em curso técnico, ou possuir formação acadêmica em nível superior nas áreas de Administração, Contabilidade ou Economia. 

O agente de crédito é fundamental na política de crédito da Fomento Paraná, pois é o principal responsável por criar a ligação entre a instituição financeira e os empreendedores nos municípios. Além do levantamento inicial de informações e da documentação necessária para a análise da viabilidade de concessão do financiamento, ele cadastra e faz o acompanhamento das operações no sistema da Fomento Paraná e também acompanha o desenvolvimento dos empreendimentos. 

O objetivo da Fomento Paraná é ampliar o quadro de agentes de crédito no Estado para atender empreendedores de todos os municípios do Paraná, oferecendo crédito de baixo custo e condições especiais de financiamento. 

 

 

Relacionadas

NOVA MEDIDA

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

HOMENAGEM PÓSTUMA

Prefeito decreta luto oficial de três dias pela morte de Bosco

Carreata pede 'impeachment' de Bolsonaro também em Guarapuava

Comentários