Governo vence e Justiça confirma prova do PSS neste domingo (10)

De acordo com o governo, três decisões judiciais desta sexta (8) negaram ações que pediam a suspensão da prova dos cerca de 40 mil professores

Governo vence e Justiça confirma prova do PSS neste domingo (10) (Foto: AEN)

O governo do Paraná saiu vencedor na ‘ queda de braço’  travada com  a APP-Sindicato e o Ministério Público. Assim sendo, a prova presencial para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) está confirmado para este domingo (10) em 30 cidades do Estado.

De acordo com o governo, três decisões judiciais desta sexta (8) negaram ações que pediam a suspensão da prova dos professores. Desta forma, a avaliação está confirmada nesta data para os 39.379 candidatos do processo.

Conforme os autos, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte divulgou as medidas legais que amparam a aplicação da prova, bem como as medidas de prevenção adotadas pelo Cebraspe, empresa responsável pela avaliação.

Entre as medidas está a seleção de locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar. As janelas deverão permanecer abertas durante todo o período de aplicação de provas, condicionada aos fatores climáticos. O uso de aparelhos de ar condicionado está proibido. Além disso, em cada sala haverá informação sobre a capacidade máxima do espaço e o quantitativo de pessoas alocadas naquele ambiente.

OUTRAS MEDIDAS

A higienização de todo o ambiente, inclusive as carteiras (antes e depois do uso), de malotes e outros materiais de manuseio também são previstas. Soma-se também a verificação da temperatura corporal dos aplicadores e dos candidatos; observação do distanciamento físico. E ainda o uso obrigatório de máscara; disponibilização de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros e de sacos plásticos transparentes individuais para descarte de material utilizado (lenços e máscaras usadas).

De acordo com a Seed, para garantir o distanciamento físico de 1,5 metro entre os candidatos em sala, a taxa de ocupação está reduzida conforme as dimensões e a quantidade de carteiras  nas salas.

Conforme as precauções, o Cebraspe organizará a entrada escalonada dos participantes e colaboradores para evitar qualquer tipo de aglomeração. Por isso, o Centro dividirá os candidatos em quatro grupos, com horários de entrada distintos. Tudo isso será informado aos candidatos na consulta de local e horário das provas. Desse modo, cada grupo de candidatos chegará ao local de prova em um intervalo de tempo. Essa medida diluirá a circulação de pessoas e evitando aglomerações.

OUTRAS PROVAS

Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais, estão programadas nesta e nas próximas semanas nos cenários nacional e local. De acordo com o calendário, nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

Matrículas para cursos técnicos são prorrogadas até 19 de janeiro

MUDANÇAS

Ratinho Junior sanciona lei que altera regras das escolas cívico-militares

CORRE SE INSCREVER!

Último dia para se inscrever para as bolsas do Prouni

Comentários