22/08/2023
Guarapuava Saúde

Guarapuava tem 23ª morte e 112 novos casos de covid-19

Os números não mentem: a escalada da covid-19 em Guarapuava revela que as medidas de prevenção ficaram de lado por muitas pessoas

covid

Guarapuava tem 23ª morte e 112 novos casos de covid-19 (Foto: Reprodução/Pixabay)

Os números não mentem: a escalada da covid-19 em Guarapuava revela que as medidas de prevenção ficaram de lado por muitas pessoas. Nesta sexta (20), a Saúde confirmou a 23ª morte pela doença no município. Trata-se de um homem de 36 anos que estava internado no Hospital Regional desde o dia 9 de novembro. A morte ocorreu hoje (20).

Mas não é só o número crescente de mortes que acende o sinal vermelho em Guarapuava. Conforme o boletim diário da covid-19 da Saúde Municipal, 112 casos tiveram confirmação nesta sexta (20). Além disso, Guarapuava acumula 2.217 casos confirmados.

Desse total, 1.633 pacientes estão curados da doença. Entretanto, outras 353 pessoas aguardam o resultado do exame. E os descartados para a doença são 4.648. Os casos ativos somam 561. De segunda (16) até esta sexta (20), Guarapuava acumulou 274 novos casos da doença e duas mortes.

(Imagem: Ascom/Secretaria Municipal de Saúde)

DECRETOS

A 22ª morte foi de um idoso de 67 anos que morreu no domingo (15). Entretanto, a morte se confirmou apenas na segunda (16). Coincidência ou não, o aumento de casos e mortes se deu após o decreto de 24 de setembro, que liberou festas em espaços públicos e privados.

Porém, após o aumento da covid-19, a Administração Municipal emitiu um novo decreto com medidas restritivas no último dia 5 de novembro. O decreto entrou em vigor na sexta (6), proibindo novamente, festas e baladinhas.

CONSCIÊNCIA

Com o aumento do número de casos e mortes em Guarapuava e Região, toda a população precisa entender que a pandemia não acabou. E se ainda não existe vacina para a covid-19, as medidas de prevenção continuam valendo.

Então, é necessário que a população faça a lição de casa. Desse modo, use álcool em gel, respeite o distanciamento social, evite aglomerações e use máscara adequadamente. Se não precisar sair, fique em casa.

COMÉRCIO NÃO FECHA

Nessa quinta (19), o prefeito Cesar Filho afirmou que o comércio não será fechado. Conforme o prefeito, a prefeitura fez um esforço para minimizar os danos dos empresários. E ainda afirmou que é inegável que o avanço da doença é também resultado do processo eleitoral.

Muitos defenderam que as eleições fossem adiadas, eu mesmo sempre tive essa preocupação, e ficou claro que estávamos certos. Na prática, o que nós percebemos é que aconteceu tudo que não tinha que acontecer. Além do processo eleitoral, que mobilizava gente o dia inteiro, todo mundo fazendo reunião, o processo democrático não tem como se dar de outra forma, as pessoas se mobilizam, circulam. Tudo que não é recomendado.

NOVA PORTARIA

Nesta sexta (20), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nova portaria, a 037.2020, que suspende parte dos atendimentos da saúde básica no município. Conforme o secretário de Saúde Jonilson Pires, a suspensão tem o objetivo de conter o avanço da pandemia da covid-19.

“O atendimento será apenas para as situações de urgência e emergência. Tomamos essa iniciativa, principalmente, para evitar aglomerações”.

10 NOVOS LEITOS DE UTI

Contudo, no começo da noite desta sexta (20), a deputada estadual Cristina Silvestri afirmou com exclusividade ao Portal RSN, que o secretário de Estado de Saúde Beto Preto confirmou o anúncio de mais 10 novos leitos de UTI para o Hospital Regional. “O secretário garantiu que a liberação sairá até este domingo (22)”.

Isso porque na tarde de hoje, Pires confirmou que 75% dos 20 leitos de UTI do Hospital Regional estão ocupados com pacientes acometidos pela covid-19.

HOSPITAL SÃO VICENTE

Entretanto, ainda na tarde desta sexta (20), o Hospital São Vicente informou em nota oficial que não tem estrutura para atender casos que não são urgentes. Além disso, conforme informações, o hospital está com a UTI lotada.

“São pacientes que se recuperam de cirurgias cardíacas, vítimas de acidentes e outras doenças”. Por fim, com os novos leitos, o Hospital Regional terá a disponibilidade para atender 30 pacientes com covid-19.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.