22/08/2023
Política Região

José Vitorino sofre derrota na Câmara e contas de 2006 são reprovadas

Entretanto, José Vitorino tem a aprovação das contas referentes a 2010. Porém, ainda não há definição se ele assumirá a Prefeitura

camara pinhão

José Vitorino sofre derrota na Câmara e contas de 2006 são reprovadas

Os moradores de Pinhão ainda continuam sem saber se o prefeito eleito José Vitorino Prestes assumirá ou não o cargo. Embora inelegível, ele venceu o atual prefeito Odir Gotardo (PT). Entretanto, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a vitória de Vitorino ainda não está promulgada.

Contudo, outro fato que pesa sobre o ex-prefeito nesta semana é a derrota que ele sofreu na Câmara de Vereadores. Em duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária, na sessão dessa segunda (30) ele teve as contas de 2016 reprovadas. De acordo com o placar, oito dos 13 vereadores seguiram a orientação do Tribunal de Contas. Já os vereadores Alain Abreu (PSB), Alexandro Camargo (PP) e Samoel Ribeiro (PSB) votaram contra a reprovação. Já o presidente da Mesa Executiva, Luiz Hamilton Kitcky (PT) não vota. Entretanto, Luciano Padilha (Cidadania) se absteve de votar por compor a equipe de Vitorino à época.

Todavia, por unanimidade, os vereadores aprovaram as contas referentes a 2010. Julgadas em 2014, inicialmente, as contas mereceram a reprovação da Câmara. Porém, Vitorino interpôs recurso e conseguiu anular a recomendação do TC. O órgão recomendava a desaprovação das contas de 2010. Assim, posteriormente, um novo parecer orientava sobre a aprovação. Dessa forma, os vereadores concordaram com o Tribunal, votando favorável à aprovação.

INELEGIBILIDADE

Durante a campanha eleitoral, José Vitorino foi considerado inelegível. Ele está condenado por decisão transitada em julgado. Conforme a justiça eleitoral, o candidato cometeu crime contra a administração pública.

De acordo com o MP, uma das solicitações do indeferimento do registro da candidatura teve a autoria da coligação ‘Unidos somos mais fortes’. Essa coligação reuniu  o PSD, PSL, PSDB, Cidadania e Podemos.

Entretanto, outra ação também pediu a nulidade da candidatura. De acordo com Dionatan Juliano Silveira, que mora no bairro São Cristóvão, ele também protocolou petição de ‘Notícia de Inelegibilidade’. Conforme o eleitor, José Vitorino consta na lista do Tribunal Regional Eleitoral como inelegível.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.