Líderes comunitários são homenageados por ajudar comunidades afro-brasileiras

Curitiba – Sessão Especial da Assembléia Legislativa na quinta-feira (27) homenageou várias personalidades e lideranças comunitárias e culturais que se destacam por suas lutas em favor do reconhecimento dos negros na formação e na evolução da sociedade brasileira. A homenagem fez parte das comemorações do Dia da Consciência Negra e dos 314 Anos da Imortalidade de Zumbi dos Palmares.
Entre os homenageados estão o cônsul da Espanha Hernando Gordo, o embaixador do Senegal Fodé Seck e o ministro Sérgio Cury. A iniciativa da homenagem foi do próprio Legislativo paranaense em conjunto com o Consulado Geral do Senegal, Centro de Integração Social, Cultural e Turístico Afro-Brasileiro e Câmara de Comércio e Indústria do Brasil Senegal África.
Ao comentar a comemoração, o secretário Nizan Pereira (Assuntos Estratégicos) destacou os programas do Governo do Paraná voltados para o resgate do papel dos negros no desenvolvimento do Estado. A regularização das áreas ocupadas pelos descendentes dos quilombos, programas de moradias, instalação de telecentros e distribuição de sementes às comunidades negras que vivem na área rural, além de apoio às manifestações culturais e cotas nas universidades para os afro-brasileiros, são algumas das iniciativas lembradas por Nizan Pereira.
O secretário citou como exemplo a organização da comunidade Paiol de Telha, localizada entre os municípios de Guarapuava e Pinhão, cuja associação, além de todo um trabalho de resgate social tem se destacado por suas atividades culturais. A principal expressão da comunidade é o Grupo de Dança e Música Afro Kundun Balê, que no dialeto conde significa “aquele que realiza”. Criado em 2006, o grupo formado por crianças e jovens do Quilombo Paiol de Telha possui uma agenda bastante disputada. O atual show do grupo “O Encanto das Três Raças” foi apresentado no Teatro Guaíra no último sábado (21). Orlando Silva e Cristina Esteche, coordenadores da Companhia também foram alvo das homenagens na cerimônia da última quinta-feira.

(AEN)

Relacionadas

NOVA MEDIDA

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

HOMENAGEM PÓSTUMA

Prefeito decreta luto oficial de três dias pela morte de Bosco

Carreata pede 'impeachment' de Bolsonaro também em Guarapuava

Comentários