22/08/2023
Política

Lygia Pupatto fala sobre cooperações franco-brasileiras a jornalistas franceses

Curitiba – A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, concedeu entrevista coletiva a jornalistas franceses, nesta sexta-feira (4), durante o 3.° Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira, em Lyon, na França. A secretária representa o governador Roberto Requião, no evento que pretende estreitar ainda mais as relações entre os dois países, no “Ano da França no Brasil”.
De acordo com Lygia, o Paraná e a região de Rhône-Alpes estão desenvolvendo cooperações em energias renováveis, água e desenvolvimento territorial sustentável. “As novas orientações dos acordos de cooperação vão permitir mobilidade acadêmica maior, mais ampla e mais efetiva, pois estamos de acordo em relação aos princípios de uma sociedade do conhecimento, baseada em um novo sentido para a pesquisa”, ressaltou Lygia.
Na tarde de quinta-feira (3), Lygia foi co-presidente da oficina “O desenvolvimento econômico local como fator de desenvolvimento sustentável”, ao lado do vice-presidente do Ensino Superior da região de Rhône-Alpes, Roger Fougères. Os temas foram desenvolvimento econômico, meio ambiente, solidariedade social e governança.
O programa de cooperação “Água, Energias e Sociedade – Paraná-Rhône-Alpes” também foi abordado no 3.° Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira. O programa pretende promover o estabelecimento de cooperações científicas e tecnológicas entre os participantes, tendo como perspectiva o desenvolvimento regional sustentável.
Dentro das diretrizes do programa, foi proposta a realização de seminário, com a participação de pesquisadores e empresários de ambos os países. O objetivo é definir atividades de pesquisa e desenvolvimento, por dois anos, nos campos das energias renováveis, gestão da água e dos meios aquáticos, sob a ótica da economia do conhecimento. No seminário, as experiências científicas e tecnológicas paranaenses em energia a partir da biomassa e rhonalpinas em energia solar e conforto térmico devem ser especialmente discutidas.

PARCERIAS – A secretária Lygia Pupatto está na França desde sábado (28), articulando parcerias no âmbito da ciência, da tecnologia e do ensino superior. Na quinta-feira (3), Lygia apresentou o programa Universidade Sem Fronteiras, maior ação de extensão universitária do País, que envolve 5,4 mil bolsistas e investimentos de R$ 45 milhões. Na quarta-feira (2), a secretária apresentou o Sistema Seti e os programas implementados no Paraná no Institut National des Sciences Appliquées (INSA), uma das maiores escolas de formação de engenheiros da França.
A Secretaria já mantém diversas parcerias com a França, mais especificamente com a região de Rhône-Alpes. As discussões são voltadas para a extensão universitária, a pesquisa, energia e meio ambiente, mobilidade entre os dois países e relacionamento entre pequenas e médias empresas do Paraná e da região francesa.
Um grupo de estudantes franceses, inclusive, está no Brasil com o objetivo de acompanhar o programa Universidade Sem Fronteiras, que deve ser replicado naquele país. Entre outros acordos de cooperação, a implantação da Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais, localizada na cidade de Castro, também é fruto de uma parceria com a região de Rhône-Alpes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.