22/08/2023
Política Região

MPE dá parecer contrário a recurso apresentado por José Vitorino

O parecer assinado pela Procuradora Regional Eleitoral, Eloisa Helena Machado, saiu no fim da tarde dessa terça (3)

José Vitorino Prestes

Vitorino perdeu o mandato em 2012 após acusações de desvios de recursos públicos (Foto: Reprodução/Facebook)

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradora Regional Eleitoral, Eloisa Helena Machado, emitiu na tarde dessa terça (3), um parecer contrário ao recurso eleitoral interposto por José Vitorino Prestes, candidato a prefeito de Pinhão pela Coligação “Coração Pinhãoense: O Melhor para Nossa Gente”.

Dessa maneira, o MP se manifestou pela manutenção da decisão do juiz eleitoral da 160ª ZE. O juiz indeferiu o pedido de registro de candidatura pela inelegibilidade do candidato Jose Vitorino. Assim, de acordo com a procuradora “embora a pena de inabilitação imposta tenha perdurado os seus efeitos até 11 de maio de 2017, resta patente que o impugnado está inelegível, haja vista que ainda não transcorreu o prazo de oito anos subsequentes ao cumprimento ou extinção da pena, nos termos do artigo 1º, inciso I, alínea “e” da Lei Complementar 64/90”.

Além disso, sobre a sentença proferida pelo juiz eleitoral da 160ª ZE, escreveu a procuradora: “Forte nas considerações expostas, irretocável a r. sentença proferida pelo d. Juízo da 160ª Zona Eleitoral de Pinhão, que julgou procedente a impugnação de registro de candidatura apresentada para o fim de declarar a inelegibilidade de José Prestes Vitorino”.

Por fim, o texto conclui que a “Procuradoria Regional Eleitoral manifesta-se pelo conhecimento e desprovimento do Recurso Eleitoral interposto”. Desse modo, o recurso tem como relator Dr. Carlos Alberto Costa Ritzmann e passará por julgamento do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.