22/08/2023
Guarapuava Política Saúde

Pacientes com câncer terão tratamento em novo local em Guarapuava em 2020

Reunião definiu parceria entre o Hospital Erasto Gaertner e o São Vicente de Paulo

Visita a obra cancer

(Foto: Ascom)

A partir de janeiro de 2020, os pacientes com câncer que precisam viajar para fazer tratamento, devem contar com atendimento especializado em Guarapuava. Uma reunião entre representantes do Hospital Erasto Gaertner e o Conselho Gestor do Hospital São Vicente de Paulo, tratou da parceria público-privada. Entretanto os atendimentos serão feitos no prédio do hospital do câncer, que está sem fase de construção na Cidade Dos lagos. As obras foram visitadas na última sexta (16).

Atualmente, os tratamentos de câncer de Guarapuava são feitos em outros municípios, como Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. Diariamente os pacientes precisam percorrer centenas de quilômetros para buscar o tratamento. Assim, a parceria funcionará através do Hospital São Vicente, que é credenciado para fazer atendimentos de câncer. De acordo com o superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Rocha Lago, o hospital vê com bons olhos a parceria.

“Levar os atendimentos, a nossa expertise, mais próximo das famílias em outras regiões do Estado está no nosso planejamento estratégico. A exemplo do que nós fizemos em Irati”.

Comitiva esteve em Guarapuava na sexta (16) (Foto: Ascom)

IRATI

Em Irati, a Unidade do Hospital Erasto Gaertner já funciona há dois anos. São quase 300 atendimentos mensais numa unidade de 200 m². Segundo Adriano, só no ano passado foram evitados 4 mil deslocamentos entre Curitiba e as cidades da Região de Irati, após a inauguração da unidade. Ainda segundo ele, a previsão é que, em Guarapuava, a meta é que os atendimentos iniciem em janeiro de 2020.

“Trabalhar com dinheiro público, envolvendo pessoas que representam a sociedade, e com empresários, que trabalham em prol da sociedade para o crescimento da região. Aqui a gente tem um marco, em nível nacional, do que é uma parceria público-privada, beneficiando acima de tudo os pacientes”, afirmou Adriano.

Reunião definiu parceria público-privada (Foto: Ascom)

GUARAPUAVA

O provedor do Hospital São Vicente de Paulo, Huberto José Limberger, destacou a participação fundamental do empresário Odacir Antonelli no processo. “Graças ao nosso líder, Odacir Antonelli, é que vamos construir um hospital do câncer maravilhoso”.

De acordo com Antonelli, é a união de esforços em prol da causa do hospital do câncer. “Esse é um projeto da cidade. A demanda é muito maior que a oferta. E a sociedade exige que aconteça isso. Eu sou apenas um emissário dentro deste processo. Possuímos um conjunto de pessoas, de forças, que se somam para que isso de fato aconteça”.

A reunião foi articulada pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) e pelo empresário Odacir Antonelli. Participaram também vereadores, o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Goes, os deputados estaduais Artagão Júnior (PSB) e Cristina Silvestri (Cidadania) e representantes do hospital São Vicente de Paulo.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.