Para Melhem, Polícia Civil não está preparada para investigar agentes políticos

A emenda  à Constituição proposta pelo deputado Bernardo de Vasconcellos Moreira (PR-MG), aprovada pela maioria dos deputados, e que atribui a competência para investigação criminal  exclusivamente às polícias Federal e Civil foi critica pelo vereador Elcio Melhem, na sessão dessa terça-feira (04), em Guarapuava. Advogado criminalista, Melhem lembra que a proposta, se aprovada pelo Congresso Nacional,  exclui o poder que  o Ministério Público hoje possui para investigar.  Ainda não há data definida para que a matéria entre na pauta de votações.

Segundo Melhem, a Policia Civil não está aparelhada para realizar investigações contra agentes políticos, que cometeram atos de irregularidades. Na opinião do vereador e advogado,  a polícia  sequer tem condições de realizar exames de impressões digitais e não estaria preparada para assumir investigações, que atualmente são bem conduzidas pelo MP. “Se esta matéria for aprovada pelo plenário do Congresso Nacional, estamos fadados a todo tipo de corrupção principalmente nos pequenos municípios, onde delegados são dependentes do Poder Executivo Municipal, pois vivem com o pires na mão pedindo ajuda para manter as delegacias.Como que vai investigar se há essa dependência? ”questiona o vereador. 

A possível aprovação da emenda pelo Congresso Nacional, é considerada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel,  como um atentado ao Estado democrático. "Impedir o MP é um fato extremamente grave. Impedir o MP de investigar é um atentado ao Estado democrático de direito", disse Gurgel.  "Quem pagará por isso será a sociedade que perderá um veiculo, uma instituição de investigação", acrescentou.

Relacionadas

ELEIÇÕES

'Podemos' disputa a prefeitura nas maiores cidades do Paraná

ELEIÇÕES 2020

Ministério Público envia recomendação a partidos políticos

MAIS TRANSPARÊNCIA

Procuradora da Mulher cobra transparência sobre feminicídio e violência

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com