Requião autoriza início da reforma do Palácio Iguaçu

Curitiba – A reforma do Palácio Iguaçu, na Praça Nossa Senhora da Salete, Centro Cívico, já começou. O governador Roberto Requião assinou, na manhã desta terça-feira (12), na Escola de Governo, a ordem de serviços para reforma e recuperação do prédio, inaugurado em 1954. Serão investidos R$ 23 milhões nas intervenções.
O secretário de Obras Públicas, Julio Araújo Filho, apresentou o resumo do que será executado durante os 10 meses de trabalho já contratado, que abrangerão o edifício principal e as construções anexas, com aproximadamente 15 mil metros quadrados, e toda a área externa. Também assinou a ordem de serviço, o vice-governador Orlando Pessuti.
O Palácio Iguaçu foi construído no governo de Bento Munhoz da Rocha Neto e inaugurado em dezembro de 1954, em comemoração ao centenário da emancipação política do Paraná. O prédio foi bastante modificado internamente, mas nunca sofreu reforma significativa.
Segundo Araújo Filho, depois do levantamento arquitetônico das condições do edifício, realizado durante os dois últimos anos, poderão ser retomados os projetos originais do arquiteto David Azambuja, conservando as características históricas da sede do governo do Estado.
“Vamos transformá-lo em um edifício inteligente, aplicando as novas normas construtivas e as tecnologias disponíveis de controle e automação, lógica, internet sem fio, segurança, proteção contra incêndios, ar condicionado, elevadores, entre outras intervenções”, informou o secretário de obras.
A empresa contratada para execução dos trabalhos, vencedora da licitação pública, é a Construtora e Incorporadora Squadro, de Curitiba, que já atuou em obras de recuperação de prédios históricos, como a reforma do Museu Paranaense e da Capela do Colégio Santa Maria, em Curitiba e a reforma do Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina. Nelson Mancini, diretor da empresa, disse, na assinatura da ordem de serviço, que “é um grande desafio comandar uma das obras mais importantes do estado, principalmente em termos de valor histórico”.
As principais intervenções serão correção das infiltrações e reforma das instalações elétricas e hidráulicas; implantação de equipamentos para acessibilidade, climatização e segurança contra incêndios e implantação de fachada estruturada. Também será implantado sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais; escritórios panorâmicos e um heliponto.

AEN

Relacionadas

NOVO PRESIDENTE

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

VACINAÇÃO

5ª Regional de Saúde terá 5.920 doses de vacina para 20 municípios

INÍCIO DE MANDADO

Primeira sessão ordinária da Câmara ainda não tem dia definido

Comentários