22/08/2023
Brasil Economia

Sebrae lança guia de orientação para pequenas empresas

O documento orienta como fazer o controle mais preciso das finanças diante de complicações nos negócios no atual cenário, diz o Sebrae

sebrae

Sebrae lança guia de orientação para pequenos negócios  (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com o avanço do coronavírus no país, os pequenos negócios têm sofrido com a redução na produção. Isso significa também, a redução no número de clientes e faturamento menor.

Assim, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um guia com dicas de gestão de financeira. Conforme o Sebrae, o documento orienta como fazer o controle mais preciso das finanças diante de complicações nos negócios no atual cenário.

Segundo o Sebrae, o guia traz algumas dicas para acelerar o “enfrentamento do problema e, assim, possibilitar a retomada da agenda de desenvolvimento da economia”.

Assim, entre as dicas está como fazer uma previsão das despesas para um período de dois ou três meses. Conforme o documento, é preciso identificar os valores de acordo com o tipo de despesas; evitar fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios. Além de negociar as despesas com maior impacto no negócio, e também as despesas bancárias, buscando um prazo maior para o pagamento dos seus compromissos.

De acordo com a Agência Brasil, o Sebrae afirmou ainda que vai informar a empresários e funcionários dos segmentos mais afetados pela pandemia sobre medidas de prevenção e oferecer orientação gerencial e financeira.

“O Sebrae também pretende atuar junto aos entes públicos para negociar a prorrogação do prazo para pagamento de tributos, ampliação da garantia de operações de crédito e liberação de linhas de crédito especiais para mitigar os efeitos negativos da pandemia sobre os negócios”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.