Versão 2010 do SIM-AM está à disposição das prefeituras

Curitiba – Está à disposição das prefeituras, na internet, a versão 2010 do Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM). Elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o Sistema permite que os gestores públicos transmitam, eletronicamente, as informações econômicas e financeiras dos municípios, para acompanhamento e fiscalização do Tribunal.
A nova versão do SIM-AM está disponível no endereço www.tce.pr.gov.br. Basta entrar no menu à direita, em “Entidades Municipais”. Os dados enviados pelas prefeituras vão compor a Prestação de Contas Anual do exercício financeiro, subsidiando a análise dos demais sistemas de controle externo implantados pelo TCE. O SIM-AM é uma ferramenta de planejamento precisa, que permite a realização de programas de auditorias, aumentando a eficiência do controle externo dos entes municipais.
Lançado em 2001, o SIM conferiu maior agilidade ao processo de preparação dos dados e assegurou a sistematização na coleta de informações necessárias ao controle externo na área municipal. Sua implantação estimula as administrações municipais a exercer suas atividades de maneira racional, ordenada, honesta, equilibrada e regular. Desta forma, elas atendem aos princípios constitucionais da legalidade, legitimidade e razoabilidade.

Principais Mudanças
Em relação ao ano anterior, a versão 2010 do SIM-AM apresenta como uma das principais mudanças o Módulo Planejamento. Nele será aprofundada a captação dos instrumentos de planejamento (PPA/LDO/LOA e suas alterações). Assim, permite-se a correlação das ações e avaliação dos programas governamentais.
As inovações avançam nos detalhamentos específicos dos setores da Saúde e da Criança e do Adolescente. O Módulo Planejamento dispõe de mecanismo que possibilitará a captação detalhada do Plano Municipal de Saúde e do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, visando ao acompanhamento e avaliação dos investimentos nessas áreas, que são consideradas prioritárias.
Também foram aprimorados os registros relativos ao conteúdo patrimonial, em especial o permanente imobiliário e o mobiliário.

Relacionadas

PARALISAÇÃO

Volta às aulas mobiliza sindicato para greve também na Região

VACINA DA COVID-19

Aliel cobra explicações sobre quantidade de vacinas destinadas ao PR

NOVA MEDIDA

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Comentários