22/08/2023
Geral Guarapuava

Maçonaria questiona João do Napoleão

imagem-108008

* Da Redação

Guarapuava – Depois da Nota de Repúdio emitida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subeção de Guarapuava, agora foi a vez dos maçons se manifestarem sobre o depoimento do presidente da Câmara de Vereadores, João do Napoleão, que na sessão último dia 22 chamou de “retardados” os integrantes do Movimento Moraliza Guarapuava (LEIA AQUI SOBRE O CASO).

De acordo com a Carta Aberta emitida em conjunto pelas quatro Lojas Maçônicas de Guarapuava e endereçada a João do Napoleão, “os maçons de Guarapuava congregados em suas lojas estranharam manifestação de vossa senhoria , na qual tece comentários a respeito dos integrantes do Movimento Moraliza Guarapuava”.

A carta questiona ainda o comentário de Napoleão, onde ele diz durante seu pronunciamento que “… o grande problema é que o Moraliza Guarapuava só está focando a Câmara Municipal e está esquecendo…”. Segundo a carta, “tal comentário deixou-nos intrigados, uma vez que vossa senhoria não completou a frase, no qual presumimos, apresentaria alguma denuncia ou indício de mal feito por outrem. Porém, sem terminar sua oratória, deixou de declinar os fatos ou os personagens de sua possível denúncia. Incitamos, senhor presidente, a levar adiante seu comentário. Cumprindo assim, a principal função que lhe foi dada pelo voto de confiança popular, isto é, ser um fiscal da coisa pública”.

O outro questionamento feito pelos maçons ao presidente diz respeito ao fato de ele (João do Napoleão) ter chamado os integrantes do Movimento de “retardados”. “O fato de haver teses opostas, não se configura que qualquer das partes seja retardada”, afirma a Carta.

A Carta Aberta dos maçons foi protocolada na Câmara de Vereadores de Guarapuava às 09h15 desta terça feira (1º).

Na sessão dessa segunda feira (29), Napoleão, visivelmente constrangido, pediu desculpas aos advogados e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo fato de ter chamado de “retardados” os integrantes do Movimento Moraliza Guarapuava.

ENTIDADES QUE INTEGRAM O MORALIZA GUARAPUAVA

– OAB;

– Observatório Social de Guarapuava;

– Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava);

– Conjove (Conselho do Jovem empresário);

– Sicredi;

– Mitra Diocesana;

– Conselho Popular;

– Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário;

– Sindicato dos Bancários;

– Sindicado dos Metalúrgicos;

– Loja Acácia 3º Planalto;

– APP-Sindicato;

– DCE/Unicentro;

– Conselho de Pastores;

– Concejug (Conselho de Cidadania, Ética e Justiça);

– Maçonaria Guarapuavana;

– Associação dos Vendedores Ambulantes;

– Escola de Fé e Política.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.