Da Redação, com informações da Secom
Guarapuava – Nos próximos três meses, os 45 alunos matriculados na Banda Municipal terão aulas teóricas sobre música. Após este período, todos irão realizar um teste, onde os dez alunos que tiverem o melhor desempenho terão o primeiro contato com o instrumento musical. Esse estudo leva de seis meses até dois anos, dependendo da evolução do aluno. Depois de estudar seu instrumento o aluno passa a integrar a Banda e recebe um auxílio mensal de R$ 100 (no primeiro nível) mais o vale transporte.
João Dinoel Chimiloski foi o primeiro baterista da banda e fez parte do grupo durante 12 anos. Hoje, com o trabalho não pode participar, mas incentiva o seu filho Emanuel, de dez anos, a ingressar na banda. “A ideia é você colocar uma ocupação para eles, porque de manhã ele vai para a escola, mas a tarde fica em casa. Eu poderia colocar ele em qualquer coisa, mas sei como funciona aqui então eu fiz questão de que fosse isso. Ele pode não se tornar músico, mas a banda vai ensinar pra ele que existem regras, horários, que você precisa saber se portar nos lugares. Eu aprendi isso e é isso que eu também quero para ele” conta o pai de Emanuel.
Os interessados têm até quarta feira (16) para começar a frequentar as aulas teóricas. Podem participar alunos entre 10 e 14 anos, matriculados em escolas da rede pública e privada do município. As aulas são realizadas nas segundas e quartas feiras, pela manhã, das 9h às 10h e, à tarde, das 14h às 15h. A sede da banda fica na Rua Guaíra, 1920, Alto da XV. Para a inscrição é necessário comprovante de residência e certidão de nascimento ou RG. As aulas são gratuitas.