22/08/2023


Política

Conselheiro Artagão será o relator das contas 2018 do governador do Paraná

O sorteio foi realizado nessa quinta feira (25 de janeiro), na abertura da primeira sessão anual do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR)

Artagão-de

O conselheiro Artagão de Mattos Leão será o relator das contas de 2018 do governador do Paraná, Beto Richa. O sorteio foi realizado nessa quinta feira (25 de janeiro), na abertura da primeira sessão anual do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), comandada pelo presidente, conselheiro Durval Amaral. O relator das contas de 2017 do governador, já em análise na corte, é o conselheiro Fernando Guimarães.

Na mesma sessão, o Pleno aprovou dois projetos de instrução normativa que fixam as regras para a Prestação de Contas Anual (PCA) de 2017 das instituições públicas fiscalizados pelo TCE-PR. Elaborado pela Coordenadoria de Fiscalização Estadual (Cofie), a Instrução Normativa definida pelo Processo 721814/17 estabelece o escopo da PCA de 2017 dos órgãos da administração estadual, incluindo as entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e os fundos especiais.

A segunda Instrução Normativa aprovada na sessão desta quinta-feira (Processo 837723/17) dispõe sobre o escopo da PCA de 2017 da administração municipal. Proposta pela Coordenadoria de Fiscalização Municipal (Cofim), a normativa abrange as prestações de contas dos prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e demais administradores dos 399 municípios paranaenses. Ela abrange também as entidades da administração indireta: fundos com contabilidade descentralizada, autarquias, fundações de direito público e consórcios intermunicipais.

A PCA de 2017 específica do governador do Estado será regida por Instrução Normativa (IN), também proposta pela Cofie, definida pelo Processo 721857/17, aprovada em 14 de dezembro, na última sessão plenária do TCE-PR em 2017.  A PCA das demais entidades estaduais obedecerá a IN estabelecida pelo Processo 721865/17, também aprovada em 14 de dezembro. Os quatro processos relativos às PCAs estaduais e municipais de 2017 tiveram como relator o presidente, conselheiro Durval Amaral.

CÂMARAS

A exemplo do Tribunal Pleno, as duas Câmaras do TCE-PR iniciaram suas sessões de 2018 nesta semana. A Primeira Câmara, presidida pelo conselheiro Nestor Baptista, reuniu-se na terça-feira (23 de janeiro). Na quarta (24), ocorreu a sessão da Segunda Câmara, sob a presidência do conselheiro Artagão de Mattos Leão. Todas as sessões dos órgãos colegiados do TCE-PR são iniciadas às 14 horas.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo