A tarde deste sábado (24) foi de reunião no Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), em Guarapuava. A militância organiza, desde o último dia 21, a passagem da caravana “Lula Pelo Brasil” no próximo dia 28 na cidade. Embora não conste na agenda oficial da caravana e até ontem sexta (23), ainda existisse a dúvida, agora, segundo o diretório, é certo. Lula entrará em Guarapuava por volta das 9h da próxima quarta feira e se dirige até a Praça Cleve, onde 40 ônibus da região devem estar esperando o pronunciamento do ex-presidente.
“Já está tudo preparado e o Lula entra em Guarapuava”, garantiu a vice-presidente do PT de Guarapuava, Neuza S. da Silva, ao portal RSN na tarde deste sábado.
Na tarde dessa sexta (23), o médico Antenor Gomes, que preside o Diretório, e outros membros da Executiva, estiveram na Polícia Militar protocolando ofício pedindo segurança ao ato. Essa é uma das maiores preocupações do PT municipal neste momento.
Antes desta confirmação do Diretório, o movimento organizado pelo PT na cidade tinha como objetivo chamar a atenção do ex-presidente para que ele resolvesse, de última hora, entrar no município.
DUALIDADE
Por outro lado, entidades que representam o agronegócio e pessoas contrárias ao ex-presidente e ao PT também se mobilizam para manifestações de protestos. O movimento promete ser grande de ambas as partes (leia aqui).
Em alguns municípios, a exemplo de Bagé (RS), onde a caravana começou o trajeto no Sul, a comitiva Lulista teve que mudar o itinerário porque ruralistas e adeptos do pré-candidato Jair Bolsonaro usaram caminhões e tratores para impedir a passagem da caravana à Universidade do Pampa (Unipampa) pelo acesso principal. Esta universidade foi criada durante o Governo do PT. A caravana usou uma rua secundária para chegar ao local previsto. Lula discursou e cima de um carro de som.
NO PARANÁ
A caravana “Lula Pelo Brasil” desembarca no Paraná nesta segunda feira (26). Ela fica no Estado até o dia 28, quando Lula deverá estar em Guarapuava e, depois da visita no município, seguirá para Curitiba. Antes disso, ele visitará Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.