Depois de passar por Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega em Quedas do Iguaçu nesta terça (27). Na Praça São Pedro, às 12h, será realizado um ato pela reforma agrária. Nesse município há o conflito agrário entre o MST e a empresa Araupel.
Leia também
Região de Francisco Beltrão tem manifestações contra Lula
Lula virá a Guarapuava, garante Diretório Municipal do PT
Às 15h30, Lula já estará em Laranjeiras do Sul, onde visita a Universidade Federal Fronteira Sul, criada durante seu governo, em 2009. Ainda em Laranjeiras do Sul, no Assentamento 8 de Junho, às 17h30, haverá um encontro com a militância, seguido de confraternização.
Este será o segundo dia da caravana lulista pelo Paraná. A primeira cidade visitada por Francisco Beltrão na Região Sudoeste. A história da cidade paranaense está ligada às questões da terra desde a sua origem. Antes mesmo da emancipação, em 1952, a região de mata virgem e repleta de araucárias antecipava as preocupações agrárias com a criação da Colônia Agrícola Nacional General Osório (Cango) com a função de organizar a distribuição de lotes férteis entre os colonos recém-chegados.
Cerca de uma década mais tarde, a cidade virou sede do Grupo Executivo para as Terras do Sudoeste do Paraná, criado pelo governo do então presidente João Goulart para resolver o problema da legalização das terras. De lá o ex-presidente segui até Foz do Iguaçu.