A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que institui a Semana Farroupilha no Paraná. A data será comemorada, de acordo com a proposta do deputado Nereu Moura, entre os dias 14 e 20 de setembro em todo o território paranaense. A aprovação ocorreu ontem, terça feira (3).
Na justificativa da proposição, o parlamentar destaca que a Semana Farroupilha é uma das maiores manifestações históricas do Brasil, pois assinala a Guerra dos Farrapos que durante dez anos (1835 – 1845) enfrentou o Império Brasileiro e defendeu a República, a Federação e, em alguns momentos, a libertação dos escravos.
Incentivador das tropeadas e do tradicionalismo, Nereu Moura, que é membro da Federação dos Tropeiros do Paraná, destaca que a Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições, transcendendo o próprio Movimento Gaúcho.
“A ideia é oficializar as comemorações para preservar e perpetuar a história, uma vez que o Paraná teve participação nesse evento e, ainda, muitos municípios já promovem e celebram a Semana, em especial, por meio dos Centros de Tradições Gaúchas – CTGs”.