22/08/2023


Política

Vereadores de Guarapuava devem votar PL que beneficia mulheres, idosos e deficientes

Matéria, proposta por Samuca, prevê nova regra em parada do transporte coletivo do município

DSC_1502

Vereadores de Guarapuava debatem na sessão desta terça feira (5) um Projeto de Lei que, se aprovado, vai beneficiar mulheres, idosos e deficientes físicos. De autoria do vereador Samuel da Silva Pinto, o Samuca (PPS), a matéria prevê que os ônibus do transporte coletivo urbano de Guarapuava, sejam dispensados de parar apenas em pontos pré-estabelecidos para embarque e desembarque desse público, mas em locais indicados por este “grupo especial”.

Samuca (Foto: Nádia Moccelin/RSN)

A iniciativa, que já existe em São Paulo e em outros municípios brasileiros, atende uma reivindicação, principalmente de mulheres que já foram vítimas de violência. Este foi o caso de uma jovem que mora no bairro Santana, em um caso de violência que ocorreu em frente à uma escola municipal. Como o ponto de ônibus fica cinco quadras à frente da residência, ela teve que voltar um trecho para chegar em casa. A vítima estuda no período noturno.

“No meio do caminho ela foi atacada por um homem e se não fosse os vizinhos ouvirem os gritos e socorrê-la, não se sabe que teria acontecido”, diz o vereador. Caso semelhante também aconteceu com uma estudante no bairro Primavera, recentemente, segundo Samuca.

Com a possível aprovação do Projeto de Lei, essas duas jovens, por exemplo, poderão descer em frente as suas casas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo