22/08/2023


Paraná Política

Ratinho Júnior anuncia Piana para comandar a equipe de transição

Governador eleito debate com Cida Borghetti projetos que serão aprovados ainda neste ano

RA

Rtinho Júnior e Cida Borghetti (Foto: Divulgação)

A primeira conversa entre o governador eleito, Ratinho Júnior, e a governadora Cida Borghetti, na manhã desta quarta feira (17), foi em tom de cordialidade. “Fui entender como ela [Cida] quer fazer a transição”.

Segundo Ratinho Júnior, ele pediu que a governadora antecipe a data prevista no decreto assinado hoje (17) de 3 de dezembro para o começo da transição do governo.

“Solicitei que seja logo após o segundo turno das eleições presidenciais, que ocorrerão em 28 de outubro, e a governadora ficou de avaliar”.

Em relação à equipe de transição, Ratinho Júnior anunciou que será um “time pequeno”, mas confirmou o seu vice, Darci Piana, como o coordenador da equipe. Disse também que entre o final de novembro e início de dezembro anunciará os nomes que comporão o secretariado do seu governo.

Durante o encontro que aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a governadora convidou Ratinho Júnior para que participe de reunião nesta segunda (22) com a bancada federal, quando serão debatidas as emendas parlamentares. Participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; a chefe de gabinete, Lucília Dias; o secretário da Comunicação, Alexandre Teixeira; o vice-governador eleito, Darci Piana e os “homens fortes” de Ratinho Júnior, João Carlos Ortega e Hudson José Flores.

A próxima segunda (22) também será marcada pelo início das negociações de projetos de leis que serão encaminhados à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“Enviarei Projeto de Lei para a modernização das leis de parcerias públicos privadas (PPP) para aprovação ainda neste ano. Em 2019 vamos trabalhar muito com essa questão. De acordo com Ratinho Júnior, a discussão sobre a dotação orçamentária do Estado, que já tramita na Alep, também está na pauta da próxima semana.

“Temos até 21 de novembro para tratar do orçamento, propor emendas, fazer ajustes para o ano que vem. A governadora foi muito solícita e colocou o chefe da Casa Civil, Dirceu Sperafico, à nossa disposição”.

O governador eleito também colocou no rol das prioridades para a próxima semana o ‘Projeto Verão’, que começará em janeiro no litoral paranaense e a área educacional com o início do ano letivo em fevereiro de 2019. Questionado sobre o reajuste de 2,76% ao funcionalismo estadual, ele limitou-se a repetir que tratará do orçamento até o dia 21 de novembro, analisando também as projeções de crescimento da economia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo