Nesta terça a Saúde de Guarapuava confirmou que o município superou os 1.100 casos positivos de covid-19. Desse modo, até esta terça (27), 1.120 pacientes positivaram para a doença. Entretanto, 985 pessoas já se recuperaram. Após 33 novos exames positivos ontem (26), a média móvel teve alta nos últimos dias. Atualmente, 121 casos positivos têm potencial de contágio no município.
De acordo com os dados coletados pelo professor universitário, Felipe Azevedo, em um estudo independente, a curva da doença em Guarapuava segue em tendência de aumento. Desse modo, a média móvel registrada no dia 21 de outubro é de 10,71 casos ativos por dia. Na data em questão, o professor relatou que 56 casos estavam ativos. Ainda segundo os dados, este cálculo é baseado no número de casos totais desconsiderando recuperados e óbitos.
Conforme o estudo, o gráfico da média móvel, leva em consideração a data de notificação do paciente com resultado positivo. Ou seja, o dia que ele procurou a unidade de saúde.
PARANÁ
No Paraná, nos últimos sete dias, a média móvel caiu 25,1% em comparação com a semana do dia 12 de outubro. Na segunda (26) 696 pessoas testaram positivo para a doença. Assim, como informa a Secretaria de Saúde do Estado, o Paraná soma 206.065 casos confirmados. Além disso, 5.058 mortes em decorrência da covid-19.
Leia outras notícias no Portal RSN.