A Secretaria de Educação do Estado e do Esporte encerrou nessa quarta (4) a consulta pública sobre a implementação do modelo cívico-militar. Assim, dos 216 colégios da rede estadual indicados, 186 vão passar pela mudança. Conforme a administração estadual, 74 mil pessoas optaram pela mudança.
Desse número total de votos, 55.443 foram a favor do novo modelo de ensino. Sendo assim, em 25 unidades, a comunidade escolar optou por manter o modelo tradicional. Já no Núcleo Regional de Educação sediado em Guarapuava, os seis colégios indicados terão formato cívico-militar. Três são de Guarapuava. Os outros três ficam em Pinhão, Turvo e Reserva do Iguaçu.
Desse modo, o resultado popular decidiu pelo novo formato. Portanto, os colégios estaduais de Guarapuava Manoel Ribas, Mahatma Gandhi e Heitor Rocha Kramer vão passar pela mudança. Esse último já havia sido definido no segundo dia da consulta, na quarta (28). Além disso, também na semana passada, a comunidade escolar optou pelo formato cívico-militar para os colégios Edite Cordeiro Marques em Turvo e Michel G. P. A Reydams em Reserva do Iguaçu.
Nas unidades em que a comunidade votou pela migração, a implementação do novo modelo vai começar em fevereiro. Assim, junto ao início do calendário escolar.
Leia outras notícias no Portal RSN.