*Reportagem com vídeo
Um dia após o encontro com o governador Ratinho Junior, o presidente Jair Bolsonaro disse que a tarifa do pedágio é “um assalto à mão armada”. De acordo com Bolsonaro, durante o lançamento do programa “Gigantes do Asfalto”, nessa terça (18), o impasse do pedágio no Paraná está “praticamente resolvido”. Assim, Ratinho Junior disse que a conversa de segunda (17) ocorreu com o Presidente e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Conforme as informações, durante as reuniões, ele tratou da necessidade da implementação de um modelo de pedágio que respeite o anseio da sociedade pela menor tarifa, sem outorga. Desse modo, Ratinho Junior disse que o Ministério de Infraestrutura estudará as mudanças sugeridas pelo Paraná. E então apresentará um novo modelo. A ideia é que o novo projeto seja justo com o desejo dos paranaenses.
DUAS DIRETRIZES
Conforme o governador, a intenção é nortear a concessão dos 3.327 quilômetros de rodovias que cortam o Paraná em torno de duas diretrizes. Assim, a primeira será pelo maior número de obras. A outra, pelo menor valor de tarifa cobrada do usuário. Os atuais contratos de pedágio terminam em novembro deste ano.
Reforçamos o desejo de todos os paranaenses por uma tarifa mais baixa, com a execução de obras e que o leilão ocorra na Bola de Valores de São Paulo, com a maior transparência possível. Esse é o nosso compromisso com a infraestrutura do Paraná.
Dessa forma, as propostas estão alinhadas ao modelo proposto pelo G7, grupo das principais entidades do setor produtivo paranaense. Esse grupo já entregou ao Ministério da Infraestrutura documento solicitando alterações no modelo de pedágio proposto para o Paraná.
ASSEMBLEIA TAMBÉM É CONTRA
Diversas audiências públicas pautaram a Assembleia Legislativa do Paraná nos últimos meses. A pauta de todas elas era a discussão sobre o novo contrato do pedágio. Organizada por uma comissão especial, os encontros também defenderam um novo modelo para o Paraná.
Assim, a proposta é que a licitação da concessão deve ser pela menor tarifa. Entretanto, sem limite de desconto. Além da garantia de execução das obras por meio de depósito caução. E ainda a adequação no degrau tarifário das pistas duplicadas e a desoneração do PIS/Cofins sobre as tarifas de pedágio. E por fim, a transparência total no processo.
*Confira o vídeo abaixo.
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