A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu na noite dessa terça (25) 213.480 vacinas contra a covid-19 exclusivas para crianças e adolescentes. Do quantitativo total vieram 118.280 da CoronaVac destinadas para a faixa etária de 6 a 17 anos (não imunocomprometidos) e 95.200 da Pfizer/BioNTech para crianças de 5 a 11 anos.
Conforme a Chefia da 5ª Regional de Saúde com sede em Guarapuava e que abrange 20 municípios da Região, a Regional receberá 19.220 doses. Desse montante, 5.886 doses virão para Guarapuava. Além disso, o município receberá 24.300 testes rápidos. De acordo com a Agência Estadual de notícias, os voos que trouxeram os imunizantes pousaram no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais às 21h15 e às 23h10.
CORONAVAC
No entanto, as vacinas estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde passarão por conferência. A distribuição para as Regionais de Saúde ocorre nesta quarta (26). Essa é a primeira remessa da vacina CoronaVac que o Paraná recebe para a imunização do público infantil. Anteriormente, apenas a vacina pediátrica da Pfizer tinha autorização para aplicação nos jovens e crianças.
Contudo, em 21 de janeiro houve a inclusão no Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, uma das diferenças se trata da idade recomendada.
“Tivemos essa mudança da faixa etária. Enquanto a Pfizer se inicia aos 5 anos, a CoronaVac é aos 6 anos, se estendo até aos 17, desde que não sejam imunocomprometidos. Ainda hoje, nesta quarta, essas doses chegarão aos municípios”.
Leia outras notícias no Portal RSN.