O Palácio Iguaçu, em Curitiba, ganhou novas cores de luzes. Desde a noite dessa quinta (3), a sede governo paranaense está iluminado com lâmpadas azuis e amarelas. Trata-se das cores da bandeira ucraniana, país que vive a guerra deflagrada pelas invasões russas.
De acordo com a Casa Civil, o ato simboliza a solidariedade do Paraná com o povo ucraniano. Conforme estatísticas 75% da população de Prudentópolis é descendente de ucranianos. O que lhe dá o título de ‘Pequena Ucrânia’. Além de Prudentópolis, Ivaí e Mallet também abrigam colônias de imigrantes vindos da Ucrânia. Conforme o Governo, atualmente, quase 500 mil vivem no Paraná. Por isso é tido como o maior número imigrantes ucranianos fora do país de origem.
Assim sendo, as cores no Palácio Iguaçu, retratam também a esperança de que as negociações diplomáticas acabem com o conflito. Entretanto, delegações da Rússia e Ucrânia terminaram a segunda rodada de negociações nessa quinta (3). Todavia, segundo porta-voz ucraniano, houve entendimento para a criação de de corredores humanitários. Assim como a entrada de provisões e a retirada de civis do país atacado pelos russos. Uma nova rodada ficou marcada para a próxima semana.
Leia outras notícias no Portal RSN.