Prefeitos dos municípios paranaenses se encontram nesta quarta (16) em Foz do Iguaçu a convite do governador Ratinho Junior (PSD). Em parceria com o Sebrae, até a sexta (18), no hotel Rafain Palace & Convention, ocorre o encontro “Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população”. O objetivo, conforme disse o governo, é para fortalecer a gestão pública na área de sustentabilidade.
Guarapuava não terá estande, mas o prefeito em exercício Samuel Ribas participa do encontro a partir desta quinta. A abertura oficial será amanhã (17), às 9h, com a presença do governador. Ele falará, além dos rankings, sobre projetos como a Nova Ferroeste, creditado pela Coroa Britânica como exemplo global. Assim como o Paraná Mais Verde, incentivando o replantio de florestas, e programa Sinais da Natureza. De acordo com o governo, o tema sustentabilidade é um dos pilares da gestão do governador. Nesse sentido, a escolha de fazer um programa com esse foco reflete o momento em que o Estado e o mundo vivem.
Segundo o governador, o encontro será fundamental para alinhar as diretrizes dos próximos anos nessa área com os municípios.
Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná cada vez mais moderno, inovador e sustentável. O bom posicionamento das cidades paranaenses e do Estado como um todo em diversos rankings demonstra que estamos no caminho correto, e queremos continuar evoluindo.
O ÚNICO DO BRASIL
O Paraná é o único estado do Brasil no projeto de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. De acordo com o governo, a parceria é com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Também terá presença destacada na COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Conforme o Governo, o Paraná também é o primeiro da Região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País. Fica atrás apenas de São Paulo, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022. Também lidera os exemplos de sustentabilidade no Brasil, segundo o Ranking de Competividade dos Estados.
Além disso, o Paraná é signatário do Race to Zero, Race to Resilience e Declaração de Edimburgo. São tratados internacionais que buscam um novo olhar sobre as atividades humanas na Terra.
Leia outras notícias no Portal RSN.