Uma reunião entre o prefeito Osnei Stadler (PSD), vereadores e empresários marca a semana em Prudentópolis. Entre os vereadores compareceram o presidente da Câmara, Lademiro Budnik, Ambrósio Dovhi e Cláudio Michalczuk.
De acordo com a Administração Municipal, a Secretaria de Obras e Planejamento apresentou um projeto para prevenir alagamentos. Assim, segundo o projeto, as obras serão executadas a partir de estudo para conter alagamentos, especialmente, em áreas com maior dificuldade de escoamento das águas pluviais. Outra prioridade é a manutenção das estradas rurais, prejudicadas pelas chuvas.
Com cerca de sete mil quilômetros de estradas rurais, Prudentópolis é considerado um dos maiores do Paraná em extensão territorial. Além disso possui base econômica focada também na agricultura, sendo o maior produtor de feijão preto, sendo responsável por cerca de 12% da produção que vai à mesa do brasileiro. A fonte é a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB).
No entanto, um dos maiores gargalos, além das fortes chuvas com grande intensidade, é que o Rio Caximba corta o município de ponta a ponta. Dessa forma, em época de chuvarada provoca alagamentos em pontos da cidade.
De acordo com a agenda, o prefeito também acompanhou a finalização da reforma e ampliação na Escola Clotilde. Com um custo de R$ 1,5 milhão, o espaço teve piso novo, nova sala de brinquedoteca, troca de telhado, pintura e demais benfeitorias.
“Estivemos também na Escola José Durski, que terá telhado e pintura externa nova”. Para a segurança dos alunos, conforme o prefeito, durante o período das obras, as aulas normais vão ser na antiga Escola Santa Sofia.
MODELO PARA O PAÍS
Por fim, nessa quarta (5), juntamente a com a diretora do Departamento de Habitação, Jane Poli, e representantes da Cohapar Regional Guarapuava, Osnei recebeu uma equipe de Governo do Rio de Janeiro. Eles foram atraídos pelo modelo do Condomínio do Idoso. O projeto vem sendo referência em nível nacional, pela estrutura, logística e atendimento.
Leia outras notícias no Portal RSN.