*Reportagem com vídeo (AEN)
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) estreita os laços com o Governo Federal. Após a vinda do ministro da Justiça Flavio Dino ao Paraná, na sexta (14), nesta segunda (17), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reuniu-se com o governador. Em solo paranaense, no Palácio Iguaçu, novas parcerias estiveram no topo do encontro. De acordo com o governador, se tratou da descentralização do atendimento no Paraná. E também o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
Entre os temas discutidos, conforme Ratinho Junior, também foi abordada a mobilização para ampliar a cobertura vacinal da população. O Dia D da Vacinação ocorreu no último sábado (15) nos 399 municípios paranaenses. A imunização atingiu campanhas vigentes no Paraná (Covid e Influenza), além de outras 19 vacinas de rotina.
Conforme a ministra, a reunião teve importância para ela conhecer aspectos específicos do Paraná. Em especial, na Atenção Primária, na alta e média complexidade e o financiamento do SUS. “Tenho a convicção de que estamos por um caminho de união junto com o Estado para fortalecer a área da saúde”.
De acordo com Nísia, o papel do Estado, por meio das instituições de ciência e tecnologia, também esteve na pauta. “Queremos avançar em tecnologias que possam impactar o acesso da população a vacinas e medicamentos. Isso já é uma tradição aqui no Estado pelo Tecpar, que tem uma parceria importante com a Fiocruz”.
VEJA O VÍDEO DA MINISTRA
CORREÇÃO DA TABELA DO SUS
O secretário da Saúde, Beto Preto, disse que o Paraná pleiteia a correção dos valores pagos pelo SUS aos estados e municípios. Além de mais investimentos na Atenção Primária. E ainda a retomada das cirurgias eletivas no Estado.
“Lançamos o Opera Paraná, para reduzir a fila de procedimentos eletivos. Um investimento de mais de R$ 150 milhões do Tesouro do Estado. Buscamos esse apoio para dar continuidade e atender um número maior de pacientes”.
NA SEGURANÇA
O Paraná recebeu na sexta (14), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 50 viaturas e uma série de armas, munições e equipamentos. Tudo isso, conforme o Estado, para reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher. E ainda equipar a área de segurança pública do Estado. Os veículos e equipamentos foram entregues a Ratinho Junior pelo ministro Flávio Dino, em cerimônia no Palácio Iguaçu.
Conforme o Governo Federal, veículos e equipamentos fazem parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II). De acordo com o Estado, são 41 viaturas descaracterizadas para as forças de segurança do Paraná. Os veículos serão distribuídos entre as polícias Militar, Civil, Penal e Científica e Corpo de Bombeiros.
A própria Secretaria de Segurança Pública também recebe. Além de nove viaturas para a Patrulha Maria da Penha. Esses veículos destinam-se à prevenção e combate à violência contra a mulher. O Paraná recebeu ainda, conforme o governador, nove drones, 65 pistolas nove milímetros, 76,9 mil munições, além de outros equipamentos.
Leia outras notícias no Portal RSN.