A semana começa com novidades no primeiro escalão do governo paranaense. De acordo com o governador Ratinho Junior (PSD) a desincompatibilização dos secretários ocorre por conta das eleições municipais. Ficam como titulares as secretarias da Fazenda, Cidades, Inovação, Modernização e Transformação Digital, Administração e Previdência, Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável. Além de trocas na Controladoria-Geral do Estado, Sanepar, Fomento Paraná, Instituto Água e Terra e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As mudanças vão ocorrer no decorrer deste mês.
A procuradora Leticia Ferreira da Silva será a nova controladora-geral do Estado. O então secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, vai para a Fazenda. Já na Agricultura quem assume é Natalino Avance de Souza, que era diretor-presidente do IDR-Paraná. O ex-secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, vai para a diretoria financeira do BRDE. Na Sanepar Wilson Bley Lipski substitui Claudio Stabile, que assumirá a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap). Na Secretaria das Cidades, quem assume é Camila Mileke Scucato, que presidia o Paranacidade. Eduardo Pimentel volta para a Prefeitura de Curitiba. Marcelo Rangel sai da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital. Ele dá o lugar para Alex Canziani.
Na Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, o novo secretário será Everton Souza, que era diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT). O Instituto será ocupado por José Luiz Scroccaro. Por fim, na Fomento Paraná quem assume é o ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. Heraldo Neves, que presidia a instituição financeira desde 2019, vai assumir um cargo do BRDE.
Leia outras notícias no Portal RSN.