Curitiba – Com pouco mais de 3.600 habitantes e prestes a inaugurar sua ligação asfáltica de 13 mil e 800 metros, que separam a sede do município da BR-277, a pequena localidade de Diamante do Sul, distante 487 Km de Curitiba, carece de atenção dos organismos de governo. Aproximadamente 65% da sua população reside na área rural, de onde nasce também a maior parte da demanda por políticas públicas e obras de infraestrutura no município.
Essas necessidades trouxeram o vice-prefeito, Denir Neves de Souza (PT), esta semana à Curitiba, acompanhado do ex-vereador do PTB, Acir Pereira de Moraes. Eles visitaram a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) e também participaram de audiências na Capital em busca de apoio. Quando assumimos a prefeitura, o município estava abandonado e com sérias dificuldades. Praticamente estamos começando do zero, reclama o vice. A atual administração municipal está nas mãos do prefeito Darci Tirelli, do PSB, que veio à Curitiba na semana passada pelo mesmo motivo, após retornar do encontro nacional de prefeitos e prefeitas com o Presidente Lula em Brasília.
A deputada Luciana, que conhece de perto a realidade dos municípios da Cantuquiriguaçu, considera prioritário o atendimento a Diamante do Sul. Assim como o governo federal combate as desigualdades sociais no país, precisamos, no Paraná, ser firmes no combate às desigualdades regionais. Diamante do Sul é um exemplo gritante de dívida social e pequenas intervenções certamente apontarão para grandes resultados no processo de desenvolvimento do município, afirma. Luciana também recorda que há poucos anos, o município de Goioxim estava nessa mesma situação e que, gradativamente, vem mudando sua realidade com o apoio dos governos e com obras estruturantes.
Sericicultura
Em audiência na SEAB, o secretário Valter Bianchini acenou com a possibilidade de liberar para o município, dentro de 15 dias, 8.250 sacas de calcário (50 Kg), que irá beneficiar aproximadamente 100 produtores do bicho-da-seda. Os demais agricultores locais, que não forem contemplados com a distribuição de calcário, poderão, com o fundo de aval, obter financiamento junto ao Banco do Brasil para a compra de insumos.
Bianchini também ficou de analisar o projeto municipal de construção de um mercado para a comercialização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar (Celeiro do Agricultor). Além de apoiar as ações municipais por meio das políticas do governo do estado de fomento à atividade leiteira em Diamante do Sul.
No Departamento de Estradas de Rodagem DER -, o município conseguiu a garantia de que será contemplado, até o final deste 1º semestre de 2009, no Programa de Construção de Pontes do órgão público.