Guarapuava – Parte do transtorno que os moradores de Ibema enfrentam para resolver questões judiciais pode estar com os dias contados. Acompanhado do presidente da Câmara de Ibema, vereador Luiz Pereira, o deputado Artagão Junior se reuniu nesta segunda-feira com o desembargador Onésimo Mendonça, do Tribunal de Justiça e, aproveitou a oportunidade para pedir a vinculação de Ibema para a Comarca de Guaraniaçu.
Atualmente, para resolver qualquer pendência legal, os cidadãos de Ibema têm que se deslocar até Catanduvas. Além de ser mais longe de Ibema, perde-se um dia inteiro para resolver qualquer imbróglio, argumenta o vereador, lembrando a distância entre Catanduvas e Ibema, é de 28 km, enquanto o trecho de Ibema até Guaraniaçu é de 17 km. Mas o principal problema, na avaliação de Pereira, está relacionado à logística. O transporte de passageiros de Ibema até Catanduvas é feito apenas por uma linha de ônibus que sai às 6h da manhã e retorna somente no final da tarde. Enquanto isso, de hora em hora há ônibus saindo de Ibema com destino a Guaraniaçu e vice versa. Guaraniaçu é a cidade-pólo da nossa região, justificou.
Artagão Junior explicou que o encaminhamento se soma ao pedido feito na semana passada para criação de uma Comarca em Candói e que abrigaria ainda o município de Foz do Jordão. Nesta terça-feira, o deputado recebeu o prefeito de Candói, Elias Farah, que reiterou o pedido, oferecendo um imóvel de propriedade da prefeitura para abrigar toda a estrutura da nova Comarca.
O desembargador Onésimo Mendonça disse que os pedidos são procedentes e, sinalizou com boas possibilidades de atender a solicitação. Presidente da Comissão de Revisão do Código de Organização e Divisão Judiciária, Mendonça afirmou que está fazendo alguns levantamentos e estudos técnicos para que a proposta seja deferida. Dados como população, número de eleitores e outras informações são fundamentais para que o Tribunal de Justiça acate a iniciativa.
Na próxima segunda-feira, o TJ volta a se reunir e deve emitir os pareceres sobre o pedido do deputado. Com aproximadamente sete mil habitantes, Ibema fica na região da Cantuquiriguaçu e a cerca de 450 km de Curitiba.
Política
Artagão Junior pede ao TJ transferência de Ibema para a Comarca de Guaraniaçu
- Por Cristina Esteche
- 12/05/2009